Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Euro cai e afasta-se da barreira dos 1,13 dólares

O euro caiu hoje face ao dólar, afastando-se da barreira dos 1,13 dólares, após o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, ter instado à conclusão da criação de um fundo europeu de garantia de depósitos.

Euro cai e afasta-se da barreira dos 1,13 dólares
Notícias ao Minuto

18:26 - 05/07/19 por Lusa

Economia Moeda

Às 18:13 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1220 dólares, quando na quinta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1282 dólares.

O euro também caiu face à libra, mas subiu em comparação com o iene.

O BCE fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1260 dólares.

Durante uma intervenção numa conferência financeira em Madrid, Guindos sublinhou que o fundo de garantia de depósitos europeu deve ser uma prioridade, ainda que não seja o único desafio da ansiada união bancária.

Entre outros, o vice-presidente do BCE citou um mecanismo único de resolução que já está decidido que dependerá do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), para entrar em vigor o mais tardar em 2024, que seja fiscalmente neutro e "que não custe nem um euro aos contribuintes".

Juntamente com a prioridade deste fundo de garantia de depósitos, Guindos referiu-se à necessidade de melhorar o tratamento regulatório e a criação de um ativo seguro comum para a zona euro, que deve ser concluído de maneira a não comprometer os ativos e a facilitar a transmissão da política monetária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório