Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Perdeu a carteira com todos os documentos? Eis o que deve fazer

Não está tudo perdido, mas saiba que o mais importante é agir rápido.

Perdeu a carteira com todos os documentos? Eis o que deve fazer
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia documentos

Perder a carteira é uma dor de cabeça. Para além do dinheiro que pode, eventualmente, ter lá dentro, importa também 'fazer as contas' aos documentos que vai ter de recuperar. No entanto, nem tudo está perdido e há sempre possibilidade de reaver o que é seu. 

Se acontecer consigo, saiba que uma resposta rápida é o mais importante. Por esse motivo, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) deixa a recomendação: "Assim que se aperceber de que não tem a carteira ou os documentos, desconhece o seu paradeiro e teme a utilização indevida dos mesmos, deve participar a situação às entidades policiais e guardar o respetivo comprovativo"

O próximo passo é informar o Banco de Portugal, de modo a ficar "protegido de eventuais operações financeiras ilícitas", refere a associação. Durante os cinco dias seguintes, o BdP ficará responsável por avisar as devidas instituições bancárias.

"A comunicação ao Banco de Portugal é gratuita e deve ser feita pelo titular dos documentos ou por alguém que o represente. Só estão abrangidos os seguintes documentos: cartão do cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte, autorização ou título de residência", pode ler-se numa nota divulgada pela DECO. O formulário de contacto está disponível neste link.

Quanto aos restantes documentos, "como cartões bancários ou cheques, não podem ser incluídos nesta comunicação". Por esse motivo, "deve contactar a respetiva entidade emissora com a maior brevidade possível ou reportar a situação à SIBS (808 201 251 ou 21 7918780 / 00351 21 7918780 a partir do estrangeiro), mas terá de indicar o número do seu cartão e o NIB ou número da conta associada", adianta a DECO.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório