Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Bancos em Espanha, Itália e Portugal melhoraram qualidade de ativos

Os bancos em Portugal, Itália e Espanha melhoraram a qualidade dos ativos em 2018, seguindo diferentes estratégias para se desfazerem do crédito malparado, afirma num relatório hoje divulgado a Moody's Investors Service.

Bancos em Espanha, Itália e Portugal melhoraram qualidade de ativos
Notícias ao Minuto

11:47 - 28/05/19 por Lusa

Economia Moody's

"Esperamos que os bancos façam mais reduções para alinhar a qualidade de ativos com a média da União Europeia (UE), já que os ativos não produtivos - empréstimos vencidos e imóveis recuperados - permanecem elevados em todos os três sistemas", disse Maria Cabanyes, vice-presidente 'senior' da Moody's.

Os três países seguem diferentes estratégias de 'offloading', influenciadas pelas respetivas estruturas de execução e falência de empréstimos e níveis de provisionamento, indica, adiantando que Portugal e Espanha, onde a execução hipotecária é rápida e o mercado imobiliário está em recuperação, existe um forte interesse dos investidores nas vendas diretas de carteiras.

A Moody's afirma que em Portugal houve uma transferência completa de risco que foi alcançada com vendas de portfólio e com securitizações.

Em Espanha, os bancos venderam participações maioritárias de carteiras de ativos a fundos e criaram 'joint ventures' (parcerias), afirma a Moody's, acrescentando que assim os bancos retêm a exposição através de participações minoritárias nas 'joint ventures', mas suportam significativamente menos risco.

Em Itália, a diminuição do crédito malparado foi apoiada por iniciativas governamentais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório