Ainda na ressaca das Eleições Europeias - e à semelhança da moeda única -, os mercados europeus não estão a registar grandes alterações esta segunda-feira, à medida que vão sendo confirmados os resultados das eleições para o Parlamento Europeu.
Apesar de tudo, o apoio abaixo do esperado aos movimentos populistas não está a criar grandes alterações nas principais bolsas europeias.
"O mais importante é que o movimento populista não ganhou tanto apoio como peserado, o que acaba por não criar nenhum movimento brusco no mercado, na abertura, não alterando as tendências principais", refere Carla Maia Santos, 'Sales Team Leader' da XTB Portugal, numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O Partido Popular Europeu (PPE) viveu uma noite agridoce. Mantém-se como a principal força política europeia, com 178 eurodeputados, mas perde 39 lugares no hemiciclo, e o Socialistas & Democratas (S&D) continua a ser a segunda força política, com 152 deputados, menos 35 que na atual legislatura, segundo uma projeção do Parlamento Europeu (PE) baseada em resultados oficiais e provisórios em 22 países e em estimativas nos restantes seis.