Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Carlos Santos Silva "prestava serviços" ao grupo Lena

O ex-administrador do grupo Lena Joaquim Barroca, arguido na Operação Marquês, disse hoje no Parlamento que Carlos Santos Silva, também arguido, "prestava serviços" à construtora.

Carlos Santos Silva "prestava serviços" ao grupo Lena
Notícias ao Minuto

11:10 - 16/05/19 por Lusa

País Joaquim Barroca

"Era uma pessoa que, tendo uma empresa de projetos, sendo ele um empresário há muitos anos, prestava serviços ao grupo Lena, os primeiros há mais de 20 anos", disse Joaquim Barroca na sua audição na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que decorreu hoje na Assembleia da República, em Lisboa.

Carlos Santos Silva "prestava serviços e vendia serviços, vendia conhecimentos" ao grupo de construção civil, acrescentou Joaquim Barroca, referindo-se a conhecimentos técnicos do empresário.

"Se quisesse saber como fazer um projeto, para fazer uma variante, em termos de conhecimentos", o grupo Lena falava com Carlos Santos Silva, disse o ex-administrador da construtora.

Questionado pela deputada do PSD Inês Domingos se Santos Silva tinha "conhecimentos não técnicos", Joaquim Barroca disse que não se lembrava.

"Não sei o que está a querer insinuar, mas era um vendedor de serviços", respondeu Joaquim Barroca à deputada do PSD.

Inês Domingos mencionou que havia "notícias de pessoas com poder político terem apoiado a sua empresa, não só em Portugal mas por exemplo na Venezuela".

"O tema Venezuela é tirar o mérito a muitas pessoas do grupo Lena que se dedicaram a isso", afirmou Joaquim Barroca, acrescentando que não tinha "mais nada a dizer" sobre "a pessoa de Carlos Santos Silva.

O empresário Carlos Santos Silva, amigo de longa data do ex-primeiro-ministro José Sócrates, é apontado pela acusação do Ministério Público na Operação Marquês como sendo o 'testa-de-ferro' de Sócrates.

Entre os 28 arguidos da operação Marquês estão Carlos Santos Silva, Henrique Granadeiro, Zeinal Bava, Armando Vara, Bárbara Vara, Joaquim Barroca, Helder Bataglia, Rui Mão de Ferro e Gonçalo Ferreira, empresas do grupo Lena (Lena SGPS, LEC SGPS e LEC SA) e a sociedade Vale do Lobo Resort Turísticos de Luxo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório