Se vai comer a um restaurante e não está interessado nas entradas deve alertar o funcionário do estabelecimento para esse facto, para evitar que o couvert lhe seja cobrado na fatura final. O conselho é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO)
"Colocar na mesa aperitivos que o cliente não pede ou trazer uma garrafa nova para encher um copo vazio são algumas das práticas comerciais mais agressivas de muitos restaurantes. Se não está interessado, nada o impede de alertar o funcionário para retirar os produtos", refere a DECO.
Até porque o cliente pode rejeitar. Em causa, sublinhe-se, está uma lei que prevê que "nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este inutilizado".
A questão é que para evitar problemas sobre a inutilização, ou não, do mesmo, o melhor é alertar o funcionário do estabelecimento em questão para que os produtos sejam retirados da sua mesa. Assim, evita eventuais problemas e surpresas na fatura final.