Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Pensões: A "solução" não é trabalhar mais anos, mas ter melhor emprego

No dia em que foi tornado público um estudo da Fundação Manuel dos Santos, que defende o aumento da idade de reforma para os 69 anos, para garantir a sustentabilidade do sistema de Segurança Social, Francisco Louçã examinou as conclusões do relatório e defendeu uma solução diferente.

Pensões: A "solução" não é trabalhar mais anos, mas ter melhor emprego
Notícias ao Minuto

23:33 - 12/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Francisco Louçã

A resolução do problema da sustentabilidade da Segurança Social e das pensões futuras não passa por aumentar a idade de reforma dos trabalhadores portugueses. Quem o diz é Francisco Louçã que, no seu espaço de comentário semanal na antena da SIC Notícias, explicou que o ‘segredo’ está no emprego e na qualidade deste.

O economista de formação começou por dizer que “não há nada que indique” que, como estima o estudo, o sistema de Segurança Social vá entrar em desequilíbrio e esgotar os seus recursos em 2035. Aliás, Francisco Louçã frisou que “nos últimos dois anos, os contributos para a Segurança Social subiram 800 milhões de euros em cada ano porque o emprego aumentou”.

Por isso, o ex-bloquista considera que o “bom caminho” para a sustentabilidade do sistema de pensões passa por “melhorar a qualidade do emprego, as qualificações e o nível salarial”, pois quão mais altos forem os salários, maiores serão as contribuições para a Segurança Social.

“O relatório é muito ultimatista”, criticou Louçã, defendendo que o estudo falha por se basear em “projeções a muito longo prazo”. Afinal, “não podemos partir para nenhuma política na precipitação de se pensar que em 2070 estaremos numa trajetória em que nunca se fez nada e só se piorou”.

No entanto, Francisco Louçã saúda o debate em torno desta questão importante, não esquecendo que esta é uma discussão que já teve início há muitos anos e que, à semelhança do estudo hoje apresentado, muitos outros foram publicados e outros tantos serão ainda feitos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório