Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Fisco já mostra onde é que é gasto o dinheiro dos seus impostos

Gráfico será mostrado aos contribuintes sempre que seja submetida qualquer declaração.

Fisco já mostra onde é que é gasto o dinheiro dos seus impostos
Notícias ao Minuto

08:27 - 02/04/19 por Noticias ao Minuto com Lusa

Economia AT

A Autoridade Tributária (AT) já está a mostrar aos contribuintes onde é que é gasto o dinheiro pago pelos impostos. Esta é uma das medidas de cidadania fiscal 2.0 que o Governo delineou e significa que essa informação passa a estar disponível no Portal das Finanças. 

Desta forma, os contribuintes ficam a saber que 13% da receita é canalizada para Educação, enquanto 23% se destina a proteção social, 17% a Saúde, 14% a operações relacionadas com dívida pública ou ainda que 5% vão para a segurança e ordem pública.

Este gráfico será mostrado aos contribuintes sempre que seja submetida uma declaração, de acordo com a informação divulgada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, na semana passada. 

"É essencial os cidadãos conhecerem o destino dos seus impostos, para que compreendam também a sua função para a nossa comunidade", referiu Mário Centeno, na altura. 

Também com o objetivo de se reforçar e melhorar a comunicação com os contribuintes vai ser criado no seio da AT um Serviço de Apoio e Defesa dos Contribuintes. O objetivo é disponibilizar um serviço aos contribuintes que integre o apoio ao cumprimento voluntário, o apoio ao acionamento dos meios de defesa e o tratamento das queixas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório