Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Japão ajuda São Tomé e Príncipe com 1,6 milhões de euros

O Governo japonês concedeu hoje a São Tomé e Príncipe uma ajuda financeira não reembolsável de 1,6 milhões euros para o desenvolvimento do setor das pescas, disse o embaixador nipónico no país, Masaaki Sato.

Japão ajuda São Tomé e Príncipe com 1,6 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:29 - 03/03/19 por Lusa

Economia Embaixadores

O diplomata japonês que reside em Libreville e a ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, assinaram hoje, na capital são-tomense, um acordo nesse domínio.

"Essa ajuda representa um montante de cerca de 1,6 milhões de euros atribuída pelo Japão com vista à compra de produtos e serviços necessários ao setor da pesca", disse Masaaki Sato, sublinhando que o valor permitirá a aquisição de embarcações de motor fora de bordo e materiais de pesca para os pescadores artesanais.

"O Japão tem uma larga experiência ligada às atividades da pesca e, persuadido pelo facto de o peixe contribuir bastante para a melhoria da segurança alimentar de São Tomé e Príncipe e para a saúde nutricional da sua população, manifestou o seu interesse no reforço do setor das pescas, propondo essa ajuda ao Governo", explicou o diplomata.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, referiu, por seu lado, que esta ajuda "reveste-se de importância capital", acreditando que a aquisição futura dos materiais de pesca permitirá "abastecer o mercado nacional e melhorar a dieta alimentar, fortalecer o setor das pescas e consequentemente o desenvolvimento económico e social" do país.

Elsa Pinto defende que as ajudas externas "não são eternas", por isso "o destino final da ajuda externa deve estar centrado no setor produtivo para efeito multiplicador".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório