Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

REN: "Não temos qualquer interesse em favorecer nem prejudicar ninguém"

O presidente executivo da REN, Rodrigo Costa, afirmou hoje no parlamento que a empresa que lidera há quatro anos não tem qualquer interesse nem sequer capacidade em interferir no mercado, favorecendo qualquer empresa.

REN: "Não temos qualquer interesse em favorecer nem prejudicar ninguém"
Notícias ao Minuto

21:34 - 12/02/19 por Lusa

Economia Inquérito

"Nós não temos qualquer interesse em favorecer nem em prejudicar ninguém. Não há qualquer incentivo [...]. Não há qualquer capacidade da REN de interferir no mercado para favorecer uma empresa", disse Rodrigo Costa em resposta ao deputado do PCP Duarte Alves, que questionou se não pode haver "favorecimento à EDP no despacho", isto é, na ordem pela qual as centrais elétricas entram na rede.

Rodrigo Costa está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade, e já antes tinha sido questionado pelo deputado do BE Jorge Costa sobre o facto de, em último nível, o acionista principal da REN e o da EDP ser o mesmo, o Estado chinês.

"Não há favorecimento a ninguém de certeza absoluta. Isto da eletricidade e do gás não se pode ser condescendente. Não há alternativa àquilo que fazemos. Este é uma tema super sério e sinto-me como representante do Estado em muito daquilo que fazemos", declarou, referindo que "o Conselho de Administração não tem qualquer dúvida sobre as prioridades" da empresa -- o serviço e a segurança do abastecimento.

Rodrigo Costa realçou que o próprio regulador do setor - a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) -- considerou que "existe total independência em termos de gestores. Não há qualquer evidência de que as instruções venham de um lado ou do outro".

Além disso, acrescentou, que toda a atividade da gestora das redes energéticas "é auditada".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório