Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Construção. Sindicato quer criar comissão para prevenir acidentes

O Sindicato da Construção de Portugal quer criar uma comissão quadripartida com a Câmara do Porto, associação patronal e Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para prevenir acidentes mortais no setor, foi hoje anunciado.

Construção. Sindicato quer criar comissão para prevenir acidentes
Notícias ao Minuto

11:42 - 12/02/19 por Lusa

Economia ACT

Em conferência de imprensa no Porto, o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, anunciou que vai "pedir uma reunião com caráter de urgência ao presidente da Câmara do Porto" na sequência da queda da grua no fim de semana, "a fim de ser constituída uma comissão".

"Pensamos que a cidade do Porto deve ser pioneira e vamos hoje com caráter de urgência solicitar uma reunião ao presidente da Câmara do Porto para que seja constituída uma comissão, com quatro entidades: a associação patronal, o sindicato, a câmara e a ACT para que cada um zele pela segurança e até contribuir para a redução de acidentes mortais no setor", disse.

Explicando que cada um dos membros "tem o seu espaço de intervenção", o sindicalista defendeu que "se houvesse esta comissão quadripartida a grua não teria caído", reivindicando que esta "deverá fazer um trabalho pedagógico para evitar" a repetição "destes problemas".

Para Albano Rodrigues, a comissão exerceria a "fiscalização nas obras públicas e privadas".

Sobre o acidente ocorrido no fim de semana e que provocou danos materiais numa habitação, o presidente do sindicato afirmou: "Há gruas no Porto que deviam estar na Siderurgia Nacional a ser derretidas".

"O acidente podia ter sido evitado. Se, de facto, em termos mecânicos passa ali muita água e o terreno não dava garantias para a montagem de uma grua, tinha que se fazer uma estacaria, colocar uns pilares e uma placa com dimensão para suportar a montagem da grua", argumentou.

Criticando a falta de fiscalização, vincou que "a empresa que montou a grua nem sequer está identificada" e admitiu não ser comum uma grua ser montada à noite".

"Vamos também pedir à câmara que não autorize a montagem de gruas à noite", disse Albano Ribeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório