Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lucro da Galp aumenta 23%. Petrolífera propõe aumento do dividendo

O lucro da Galp aumentou 23% para os 707 milhões de euros em 2018 face ao ano anterior, impulsionado pela entrada em operação de novas plataformas de exploração de petróleo e gás natural no Brasil, anunciou hoje a petrolífera.

Lucro da Galp aumenta 23%. Petrolífera propõe aumento do dividendo
Notícias ao Minuto

06:44 - 11/02/19 por Lusa

Economia Brasil

Em comunicado ao mercado, a Galp Energia informou que o resultado líquido anual ajustado totalizou 707 milhões de euros, 23% acima do registado em 2017, tendo aumentado 24%, para 741 milhões de euros, de acordo com as normas contabilísticas internacionais (IFRS).

No quarto trimestre de 2018, o lucro diminuiu 42% em termos homólogos, para os 109 milhões de euros (44 milhões de euros em IFRS).

Já o resultado ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) em 2018 aumentou 24% em termos homólogos para 2,2 mil milhões de euros, dos quais quase dois terços foram provenientes das atividades de exploração e produção (E&P), negócio que no ano anterior tinha representado menos de metade do EBITDA total do grupo, refere a petrolífera.

Petrolífera propõe aumento do dividendo

O Conselho de Administração da Galp Energia vai propor um aumento do dividendo em 15%, para 63 cêntimos por ação, relativo ao exercício de 2018, anunciou hoje a petrolífera em comunicado ao mercado.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva informa que "a proposta de dividendo a apresentar na assembleia geral de acionistas relativo ao ano fiscal de 2018 é de 0,63 euros por ação, um aumento de 15% em relação ao ano anterior".

Em 2018, os acionistas da Galp Energia receberam um dividendo de 55 cêntimos por ação, que representou um aumento de 10% face ao ano anterior, justificado pela melhoria das perspetivas financeiras.

A assembleia-geral de acionista da Galp Energia realiza-se em 12 de abril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório