Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Recebeu um aviso de injunção? Não ignore, pode vir dívida a caminho

Se recebeu uma notificação de injunção por carta é provável que venha a caminho uma penhora para pagamento de uma dívida, por isso, o melhor é agir depressa, recomenda a DECO.

Recebeu um aviso de injunção? Não ignore, pode vir dívida a caminho
Notícias ao Minuto

08:36 - 07/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

Recebeu em casa uma carta com um aviso de injunção? Pois bem, o melhor a fazer é não a ignorar, aconselha a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Isto porque pode significar que está a caminho uma dívida e, por isso, o melhor é agir antes que seja tarde. 

Antes de mais, a injunção é um mecanismo que permite cobrar dívidas inferiores a 15 mil euros, "resultantes de relações contratuais com grandes empresas que negoceiam com milhares de consumidores", refere a DECO, numa nota disponibilizada no seu site. 

Quer isto dizer que a entidade credora inicia o processo no Balcão Nacional de Injunções, ao qual faz chegar um requerimento de injunção. Depois, esse organismo informa o devedor por carta registada com aviso de receção. 

Se for confrontado com este documento, deve "agir de imediato", uma vez que se não o fizer "pode ser condenado a pagar mais do que espera", explica a associação. 

O que fazer?

Depois de receber a notificação, tem 15 dias para reagir ou será o mesmo que reconhecer a dívida. "Ao ignorar o aviso, os serviços administrativos do Balcão Nacional de Injunções carimbam o requerimento de injunção e o crédito passa a cobrança coerciva", refere a associação. 

Por isso, se tiver realmente uma dívida, o melhor a fazer é reconhecê-la e pagá-la, diz a DECO. "O consumidor tem 15 dias para contactar o credor e chegar a um acordo de pagamento. (...) Caso o valor a pagar seja demasiado elevado, tente negociar o pagamento em prestações", refere. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório