Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Endividamento da economia volta a subir. Já está nos 723,1 mil milhões

Acréscimo ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento do endividamento no setor público.

Endividamento da economia volta a subir. Já está nos 723,1 mil milhões
Notícias ao Minuto

11:00 - 22/01/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Novembro

O endividamento da economia portuguesa voltou  subir em novembro, tendo-se fixado nos 723,1 mil milhões, de acordo com dados divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). A maior parte, saliente-se, era referente ao setor privado, mas foi o aumento da dívida no setor público que motivou este acréscimo. 

"Em novembro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 723,1 mil milhões de euros, dos quais 323,4 mil milhões de euros referentes ao setor público e 399,8 mil milhões de euros ao setor privado", pode ler-se no comunicado divulgado pelo supervisor.

O comportamento em cadeia, ou seja, em comparação com o mês anterior foi de aumento. O endividamento aumentou 1,6 mil milhões de euros em comparação com outubro. 

Este acréscimo ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento da dívida no setor público, que foi de 1,2 mil milhões de euros. Já no setor privado, o aumento foi de 400 milhões de euros, ainda de acordo com dados divulgdos pelo supervisor. 

Por sua vez, "o acréscimo do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do aumento do endividamento face ao setor não residente e às próprias administrações públicas", refere a entidade liderada por Carlos Costa.

[Notícia atualizada às 11h11]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório