Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sentimento económico recua em dezembro na zona euro e UE

O indicador do sentimento económico recuou marcadamente em dezembro, face a novembro, na zona euro (2,2 pontos) e na União Europeia (2,0 pontos), segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

Sentimento económico recua em dezembro na zona euro e UE
Notícias ao Minuto

10:02 - 08/01/19 por Lusa

Economia Bruxelas

O indicador mantém desde outubro uma tendência em baixa em ambas as zonas.

De acordo com dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, em dezembro, o sentimento económico caiu 2,2 pontos para os 107,3 na zona euro e 2,0 pontos para os 107,6 na União Europeia (UE).

Considerando as cinco maiores economias da zona euro, o indicador enfraqueceu em todas, com maior grau em Espanha (-3,0 pontos), França (-2,0), Alemanha (-1,9), Itália (-1,4) e, marginalmente, na Holanda (-0,3 pontos).

A deterioração do sentimento económico na zona euro resultou da menor confiança na indústria, serviços, construção e dos consumidores, tendo melhorado ligeiramente no comércio de retalho.

No que respeita às maiores economias da UE, o sentimento económico manteve-se virtualmente inalterado no Reino Unido (0,1 pontos) e recuou na Polónia (1,2).

No conjunto dos 28 Estados-membros, a confiança piorou, em linha com a zona euro, nos setores da indústria, serviços, consumidores e construção, tendo também recuado no comércio a retalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório