Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Carro à venda? Em parques de estacionamento dá multa

Colocar veículos à venda em parques de estacionamento pode originar uma coima de até 300 euros.

Carro à venda? Em parques de estacionamento dá multa
Notícias ao Minuto

07:15 - 24/12/18 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

Já deve ter visto vários automóveis em parques de estacionamento à venda, mas se está a pensar em vender o seu automóvel, a nossa dica é que não o faça desta forma. Isto porque, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), se o fizer poderá estar a incorrer numa multa de até 300 euros

"É proibido deixar veículos com informação sobre a sua venda em parques e zonas de estacionamento, ou seja, lugares destinados exclusivamente ao estacionamento de carros. Quem não respeitar as regras arrisca-se a uma coima entre 60 e 300 euros", refere a DECO, numa nota divulgada no seu site. 

Esta proibição, saliente-se, consta no Código da Estrada, que no entanto nada diz sobre outros locais, como rotundas ou descampados.  "Por isso, é habitual vermos carros à venda em tais pontos. Nesses casos, os proprietários não podem ser sancionados", esclarece a associação. 

Quem está responsável por aplicar as coimas é a respetiva câmara municipal, diz ainda a DECO. Por este motivo, se vir algum veículo parado num parque de estacionamento à venda, deve contactar a autarquia e perguntar se a mesma tem essa competência.

"Em caso de resposta afirmativa, apresente queixa a essa entidade. Se a câmara não tiver competência, a queixa deve ser apresentada à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária", conclui a associação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório