Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Itália propõe baixar défice público para 2,04% do PIB em 2019

O Governo italiano propôs hoje a Bruxelas a redução do seu défice público de 2,4% para 2,04% em 2019, com o objetivo de terminar o contencioso com a União Europeia (UE) e evitar um procedimento de infração.

Itália propõe baixar défice público para 2,04% do PIB em 2019
Notícias ao Minuto

19:17 - 12/12/18 por Lusa

Economia Governo

Giuseppe Conte, chefe da coligação populista no poder em Roma, formulou esta proposta durante um encontro na capital belga com o presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker.

"Um trabalho técnico permitiu-nos obter uma margem de negociação porque recuperámos alguns recursos financeiros", explicou Conte.

"Estes recursos financeiros vão agora ser utilizados por nós nesta negociação com a Comissão. De um resultado final de 2,4%, pudemos descer para 2,04%", acrescentou.

Um porta-voz da Comissão Europeia registou hoje "bons progressos" na sequência desta reunião, sem fornecer mais detalhes.

"A Comissão Europeia vai agora avaliar as propostas recebidas esta tarde. Os trabalhos vão prosseguir nos próximos dias", acrescentou.

Bruxelas rejeitou em 23 de outubro o projeto de orçamento italiano, ao considerar que desrespeitava os parâmetros europeus e era baseado em projeções demasiado otimistas, e admitindo um procedimento por "défice excessivo", que pode implicar sanções.

Após um período de inflexibilidade, a coligação governamental italiana, que integra a Liga (extrema-direita) e o Movimento 5 estrelas (M5S, antissistema) optou por iniciar discussões com Bruxelas após um primeiro encontro em 24 de novembro entre Conte e Juncker.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório