Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Costa elogia inovação e crescente internacionalização das marcas lusas

O primeiro-ministro elogiou hoje, durante a entrega dos prémios Bartolomeu de Gusmão, a capacidade de inovação existente no país e a crescente internacionalização das marcas portugueses e lamentou um passado de práticas de contrafação.

Costa elogia inovação e crescente internacionalização das marcas lusas
Notícias ao Minuto

22:45 - 15/11/18 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

Estas posições foram transmitidas por António Costa numa sessão em Monsanto, em Lisboa, em que estiveram presentes os ministros da Justiça, Francisca Van Dunem, da Ciência, Manuel Heitor, e da Presidência, Maria Manuel Leitão, assim como o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), António Saraiva.

Nesta edição inaugural dos prémios Bartolomeu de Gusmão, que se destinam a incentivar o registo de patentes, foram distinguidos cidadãos e empresas que concorreram em cinco categorias distintas: Inovação Tecnológica, inovação nas marcas e no 'design', internacionalização, 'startups' inovadoras e Prémio de Excelência.

Na sua breve intervenção, o líder do executivo considerou essencial a proteção da inovação gerada em Portugal e destacou a importância do papel da propriedade industrial na sociedade e economia do país.

"Sei bem que o modelo de desenvolvimento de Portugal tem de assentar no investimento do conhecimento e que esse conhecimento tem de ser transferido para a economia. O maior défice de Portugal é o das qualificações".

António Costa lamentou depois que a contrafação tenha sido uma prática que caracterizou no passado parte da produção nacional, considerando que contribuiu para o atraso do país.

"Em todos os setores económicos temos de apostar nas práticas inovadoras e na excelência empresarial", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório