Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Exportações no setor agroalimentar subiram 6% no 1.º semestre

As exportações no setor agroalimentar subiram 6% no primeiro semestre, face ao período homólogo, disse hoje à Lusa o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que sublinhou que, anualmente, o crescimento tem sido entre 6% e 7%.

Exportações no setor agroalimentar subiram 6% no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

15:41 - 21/10/18 por Lusa

Economia Secretário de Estado

"As exportações têm tido um crescimento constante nos últimos anos, 6%/7% ao ano. No primeiro semestre deste ano já vamos com um crescimento de 6% em relação ao período homologo de 2017. Em 2017, registámos um valor de exportação de 6,6 milhões de euros, o que mostra realmente o interesse crescente das nossas empresas nos mercados internacionais", disse Luís Medeiros Vieira, em declarações à Lusa, após a visita ao 'stand' português na SIAL Paris, feira do setor agroalimentar.

De acordo com o governante, "é extremamente fundamental" a presença das empresas portuguesas em feiras internacionais, como forma de projetar o dinamismo do setor.

Apesar de não adiantar mais detalhes, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação indicou que o Governo está a trabalhar na abertura de 53 novos mercados internacionais.

"São 'dossiers' difíceis de concluir", vincou.

Após visitar a feira, o governante garantiu que os empresários portugueses estão a apresentar "produtos novos" e com inovação, quer ao nível da imagem quer ao nível dos sabores trabalhados, sublinhando que as empresas "estão atentas às tendências do mercado".

Já no que se refere ao impacto da presença portuguesa em feiras internacionais, Luís Medeiros Vieira notou que todos os empresários "estavam satisfeitos" e a crescer, apesar de alguns registarem dificuldades.

Estão presentes na SIAL Paris, que se iniciou hoje e decorre até quinta-feira, cerca de 70 empresas portuguesas, através da PortugalFoods.

A delegação portuguesa conta com empresas como a Novarroz, a Amendouro, a Fresbeira, a Ramirez, a Paladin e a Mirazeite.

Formada em 2008, a PortugalFoods é uma associação constituída por empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e entidades nacionais e regionais que representam o setor agroalimentar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório