Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Receita fiscal ameaça 'rasteira' a bons resultados do défice

À primeira vista, Portugal parece estar no bom caminho para cumprir as metas do défice acordadas com a troika, aliás os dados da execução orçamental, divulgados ontem, mostram que o défice até pode aumentar quatro mil milhões até ao final do ano e mesmo assim cumprir as metas, escreve o Diário Económico. Por outro lado, a receita fiscal continua a desacelerar.

Receita fiscal ameaça 'rasteira' a bons resultados do défice
Notícias ao Minuto

07:52 - 25/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Execução

Ainda que o défice aumente mil milhões de euros por mês até ao final do ano, as metas acordadas com a troika serão cumpridas.

Os dados de execução orçamental, conhecidos ontem, revelam que o défice, avaliado à luz do programa de ajustamento, até recuou em Agosto, face a Julho, ou seja a situação parece controlada.

Por outro lado, o Diário Económico refere que outros riscos persistem, sendo o mais preocupante a perda de força recorrente da receita fiscal e do lado da despesa a sombra da recessão continua a ameaçar as contas do Executivo.

O Estado arrecadou mais de 1,3 mil milhões de euros em impostos até Agosto, tendo havido um aumento de 6,3%, em relação ao período homólogo, só que o Governo tinha prevista, no Orçamento Rectificativo, uma subida de 6,9% para o conjunto do ano -, quando até em Julho o crescimento da receita fiscal estava nos 7,6%.

Apesar disso, o Executivo garantiu ontem que a meta geral de 5,5% do PIB para o défice este ano será cumprida e que a execução está assim “em linha com os objectivos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório