Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Estudantes universitários, eis como descontar o valor da renda no IRS

Os universitários que estão na situação de estudantes deslocados devem comunicar isso ao Fisco, de modo a que o valor da renda seja contabilizado na categoria de educação.

Estudantes universitários, eis como descontar o valor da renda no IRS
Notícias ao Minuto

08:12 - 09/10/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Finanças

Os estudantes que estão fora da casa dos pais, a mais de 50 quilómetros da morada fiscal, podem incluir o valor das rendas nas deduções de educação para efeitos de IRS, mas desde que comuniquem essa situação ao Fisco.

No fundo, isto permitirá que as despesas relativas ao arrendamento a estudantes deslocados sejam incluídas nas despesas de formação e educação, que podem alcançar os mil euros, ao invés de entrarem nas despesas gerais familiares, cujo teto é de 250 euros.

Todos os estudantes deslocados podem beneficiar da dedução das despesas de alojamento? "Não. Só o podem fazer aqueles com menos de 25 anos e que frequentem estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação, cuja localização se situe a uma distância superior a 50 km da residência permanente do agregado familiar", esclarece a DECO, numa nota disponibilizada no seu site. 

O que fazer aos recibos já emitidos? "Desde o início deste ano, é provável que já tenham sido emitidos recibos de arrendamento sem a indicação de que se referem a 'estudantes deslocados'. A Autoridade Tributária promete que serão automaticamente corrigidos pelo sistema, depois de o estudante identificar o contrato", explica a associação.

Como comunicar ao Fisco

Para comunicar ao Fisco o regime de 'estudante deslocado', o contribuinte deve registar-se no Portal das Finanças, com as respetivas credenciais de acesso e aceder ao separador 'Arrendamento'. 

Depois, deve selecionar a opção 'Registar Estudante Deslocado', que só será possível aceder caso tenha contratos de arrendamento. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório