Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Medalha de prata. Somos dos que mais utilizam o cartão nos pagamentos

Dados do Banco Central Europeu (BCE) colocam Portugal como o 2.º país da UE onde mais se utiliza o cartão de multibanco para efetuar os pagamentos do dia a dia.

Medalha de prata. Somos dos que mais utilizam o cartão nos pagamentos
Notícias ao Minuto

08:29 - 17/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia Dados

Na hora de pagar, os portugueses preferem utilizar o cartão de multibanco, o que faz de Portugal o segundo país da União Europeia (UE) onde este método de pagamento mais é utilizado, de acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE), disponibilizados pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Portugal é o segundo país da União Europeia com maior peso do valor das operações efetuadas com cartões de pagamento no produto interno bruto (PIB). O valor dos pagamentos com cartões em 2017 correspondeu a 41% do PIB português, acima do peso médio registado na União Europeia (20%) e na área do euro (15%)", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor.

"Os dados refletem a preferência dos portugueses pela utilização de cartões de pagamento nas despesas quotidianas", adianta o BdP. 

À frente de Portugal só mesmo o Reino Unido, onde o valor dos pagamentos com cartões no ano passado correspondeu a 46% do PIB. 

Já as transferências a crédito e os débitos diretos representaram 12% e 11,6% do número de pagamentos efetuados em Portugal. "Estes valores são inferiores à média da União Europeia. Na realidade, com a exceção do Luxemburgo, Portugal é mesmo o país europeu com menor importância relativa na emissão de transferências a crédito", refere o supervisor. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório