Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Maputo assina memorando para massificar uso de veículos a gás natural

Moçambique assina hoje um memorando de entendimento com o Governo da Coreia do Sul, em Seul, para a massificação do uso de gás natural veicular no parque automóvel, disse à Lusa fonte governamental.

Maputo assina memorando para massificar uso de veículos a gás natural
Notícias ao Minuto

06:12 - 05/09/18 por Lusa

Economia Seul

A assinatura do memorando é entendida como "um passo certo na direção certa" para a massificação do uso de gás natural, de que Moçambique é produtor, acrescentou.

Aproveitando a produção moçambicana de gás natural, o país pretende baixar a fatura de importação de combustíveis, justifica o Governo, uma vez que o gás natural para abastecer automóveis fica a metade do preço.

O país gasta, por ano, cerca de 800 milhões de dólares na aquisição de combustíveis líquidos, acrescentou a mesma fonte.

O memorando de entendimento será assinado pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Ernesto Max Tonela, que se encontra de vista à Coreia do Sul, e pela ministra do Ambiente coreana, Kim Eunkyung.

O documento prevê um projeto em cuja fase piloto serão construídos dez postos de abastecimento em Moçambique e serão importados 150 autocarros abastecidos a gás, bem como 1000 'kits' de conversão.

O mesmo memorando prevê assistência técnica durante a implementação do projeto.

Outras duas fases estão previstas para os períodos de 2021 a 2025 e de 2026 a 2030, respetivamente, prevendo-se, no total, a construção de 170 postos de abastecimento e que cerca de metade das viaturas do país passem a circular com gás natural.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório