Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Indicador de confiança em Cabo Verde mais alto dos últimos quatro anos

O indicador de confiança no consumidor cabo-verdiano registou o valor mais alto dos últimos quatro anos, segundo os resultados do segundo trimestre de 2018, hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde.

Indicador de confiança em Cabo Verde mais alto dos últimos quatro anos
Notícias ao Minuto

15:28 - 03/08/18 por Lusa

Economia INE

Segundo a nota do INE de Cabo Verde, este resultado explica-se pela apreciação positiva das variáveis que compõem o indicador, relativamente aos trimestres anteriores.

No período em análise, acrescenta o INE, a situação económica das famílias manteve-se no mesmo nível e a situação económica do país "evoluiu positivamente" face ao trimestre homólogo do ano anterior, indica o boletim com o Inquérito de Conjuntura no Consumidor.

O documento refere que, "de acordo com a opinião dos inquiridos, tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país aumentaram ligeiramente", tendo em conta, igualmente, o trimestre homólogo".

Em matéria de poupança, a maioria das famílias (68,8%) inquiridas considera que "a atual situação económica do país ainda permite poupar dinheiro", uma percentagem que era de 83,8% no trimestre homólogo de 2017.

Os dados agora divulgados revelam que a esmagadora maioria dos inquiridos (94,8%) tem a certeza absoluta de que não tenciona comprar um carro nos próximos dois anos.

Em relação à intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos dois anos, a maioria das famílias cabo-verdianas inquiridas (66%) não pretende fazê-lo. Apenas três por cento manifestou a certeza absoluta de que pretendem construir ou comprar uma casa (1,9% no período homologo).

O indicador de confiança no consumidor atingiu desta forma o valor mais alto dos últimos 13 trimestres (mais de quatro anos), segundo o INE de Cabo Verde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório