Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

"Temos tido mais austeridade estúpida do que inteligente"

O antigo ministro da Economia, Augusto Mateus, defende em entrevista à revista Exame deste mês que o Governo “só pensou em austeridade” e “não foi capaz de montar um programa de acção coerente e credível”. Neste sentido, acrescenta o ex-governante, os portugueses têm sido alvo de uma “mais austeridade estúpida do que inteligente”.

"Temos tido mais austeridade estúpida do que inteligente"
Notícias ao Minuto

15:48 - 04/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Augusto Mateus

Face à questão entre austeridade e crescimento, que tem dominado a actualidade, o professor do ISEG e antigo ministro da Economia do primeiro Governo de Guterres, Augusto Mateus, afirma, em entrevista à revista Exame de Setembro, que “era preciso estar do lado da combinação das duas".

Porém, o actual Governo “só pensou em austeridade” descorando “as medidas de acompanhamento”. Este foi para Augusto Mateus “um dos principais erros” da política seguida pelo Governo, designadamente pelo “ex-ministro Vítor Gaspar” que achou “que podia fazer o ajustamento financeiro sem o ajustamento económico”.

Entre o que faltou estão “todas as [medidas] que não deixariam que fosse o emprego a variável a sofrer tudo no ajustamento”, sublinhando que “temporariamente, teria sido muito melhor criar maior equilíbrio no ajustamento entre volume de emprego e nível salarial”, isto é, uma redução temporária nos salários “como o mundo moderno fez noutras crises, onde era impossível, sem medidas extraordinárias, fazer face a quebras dramáticas da procura".

Nesta entrevista, Augusto Mateus considera ainda que o Executivo devia “ter ido muito mais longe na reforma do Estado logo no início do ajustamento” mas “não foi capaz de montar um programa de acção coerente e credível”.

E agora, “é preciso”, por exemplo, “mexer nas pensões, mas é preciso fazê-lo com justiça”, até porque, justifica, “há austeridade inteligente e há austeridade estúpida, e acho que temos tido mais da segunda do que a primeira”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório