Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Trabalhadores da Autoeuropa decidem hoje adesão à greve

Os trabalhadores deverão tomar uma decisão, esta terça-feira, sobre a proposta apresentada pela Autoeuropa relativa ao pagamento do trabalho ao domingo.

Trabalhadores da Autoeuropa decidem hoje adesão à greve
Notícias ao Minuto

08:53 - 05/06/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Empresas

Os trabalhadores da Autoeuropa realizam, esta terça-feira, reuniões plenárias para decidir se aceitam ou não a proposta da empresa de pagamento do trabalho ao domingo como trabalho normal, acrescido de uma folga adicional, a partir do próximo mês de agosto.

Segundo o novo coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, a empresa, com a implementação do novo horário de laboração contínua, a partir de agosto, pretende manter o pagamento do trabalho ao sábado com um acréscimo de 100%, mas propõe-se pagar os domingos como trabalho normal, oferecendo uma folga adicional por mês como compensação.

A proposta da Comissão de Trabalhadores, segundo o coordenador Fausto Dionísio, foi recusada pela administração da Autoeuropa, cabendo agora aos trabalhadores pronunciarem-se sobre a proposta de horário e condições de remuneração do trabalho ao domingo que a empresa pretende implementar a partir de agosto, com o arranque da laboração contínua na fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela.

O novo horário de laboração contínua prevê um total de 19 turnos por semana -- três turnos diários de segunda a sexta-feira e dois turnos ao sábado e ao domingo.

Alguns trabalhadores reconhecem que o novo horário será mais favorável do que o atual, que está em vigor até ao mês de agosto, mas defendem que a empresa deveria oferecer melhores contrapartidas pelo trabalho aos domingos.

O  Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul (SITESUL) apelou aos trabalhadores da Autoeuropa para aderirem à greve convocada pela CGTP, devido à manifestação do dia 9 de junho, e assim demonstrarem o seu descontentamento face à proposta da Autoeuropa de remuneração do trabalho aos domingos. O sindicato considera insuficiente a compensação oferecida pela Autoeuropa pelo trabalho ao domingo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório