Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Azeite nacional dá que falar nos EUA... mas pelos melhores motivos

Duas empresas portuguesas fabricantes de azeite foram distinguidas pelo jornal norte-americano New York Times, que dá conta do investimento que estas marcas têm vindo a realizar com vista à internacionalização.

Azeite nacional dá que falar nos EUA... mas pelos melhores motivos
Notícias ao Minuto

14:40 - 29/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia New York Times

A Herdade de Manantiz e a Casa do Azeite são exemplo de marcas que apostam na exportação, representando ainda um mercado em expansão no País.

A Herdade de Manantiz já conta com 127 anos, mas, ainda assim, tem vindo a apostar na dinamização, escreve o New York Times, adiantando que em Fevereiro se instalou o primeiro sistema de irrigação, implicando um investimento de 197.000 euros, que levou ao quádruplo da produção.

Além disso, em Maio a empresa fez a sua primeira exportação para o Brasil, com 504 garrafas de azeite vendidas. Os próximos destinos são a Suécia e o Japão.

Em declarações àquele jornal, o empresário António Morais de Almeida, um dos elementos que está agora à frente da empresa, admitiu que "é difícil a mudança de direcção para pequenas empresas como a nossa, mas chega-se a uma altura que não existe outra opção".

Outra das marcas abordada pelo New York Times é a Casa do Azeite. Ouvida por aquele jornal de referência, a representante da marca, Mariana Matos, assegurou que as depois da queda das vendas, em 2008, as exportações têm vindo a dobrar. Só no passado, as exportações cresceram 20%.

Segundo uma estimativa de Mariana Matos, Portugal ganhou 20.000 hectares nos últimos cinco anos, o que se deve, em parte, a investidores de Espanha, Itália e Suíça.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório