Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Hugo Almeida: Mais um título no currículo e outro... a caminho

Internacional português do Hajduk Split foi coroado campeão da Grécia, graças à participação na fase inicial da época do AEK Atenas, e ainda tem a final da Taça da Croácia pela frente.

Hugo Almeida: Mais um título no currículo e outro... a caminho
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Se há jogador para quem o futebol já não tem segredos, esse é Hugo Almeida. Aos 33 anos, o internacional português continua a rechear o seu vasto palmarés, construído em sete(!) países. Depois de Portugal (FC Porto, U. Leiria e Boavista), Alemanha (Werder Bremen e Hannover), Turquia (Besiktas), Itália (Cesena) e Rússia (Kuban Krasnodar e Anzhi), foi na Grécia que o avançado conquistou o mais recente título. Apesar de estar já vinculado ao Hajduk Split, da Croácia, o jogador natural da Figueira do Foz teve direito à faixa de campeão pelo AEK Atenas, uma vez que ainda fez parte do arranque da caminhada triunfal do emblema grego rumo ao fim da hegemonia do Olympiacos.

"É lógico que não me sinto totalmente campeão porque fiz só um jogo. Podia ter feito mais um ou outro, mas lá está... Sou campeão, é mais um para o currículo e fico muito feliz", admitiu o atacante, em declarações ao Desporto ao Minuto, podendo enriquecer ainda mais a sua 'sala' de troféus esta temporada.

Se o título está mais difícil após a derrota (1-2) frente ao Dínamo Zagreb, na jornada transata, ainda há um objetivo por alcançar, precisamente diante do mesmo adversário: "Espero agora conquistar a Taça aqui na Croácia. Apesar de o ano não me ter corrido bem, posso terminar em beleza."

No entanto, ao longo deste trajeto, Hugo Almeida tem-se debatido contra um outro 'rival' que lhe tende a dificultar imenso a tarefa de marcar golos: as lesões. A última traduziu-se numa fratura do quarto dedo do pé esquerdo que o tem afastado da competição. "Agora já comecei a correr, a fazer mais trabalho de campo e estou quase recuperado. Espero ainda jogar esta época, esse é o meu objetivo", referiu, esperançado, confessando que, por esse mesmo motivo, esta temporada não lhe deixa saudades.

"Faço um balanço negativo por causa destas lesões que me impediram de jogar desde fevereiro. Primeiro, na pré-época, rasguei o gémeo e depois, no jogo em que regressei, parti o dedo. Por isso, não posso dizer que esteja a ser uma experiência positiva porque não está a ser. Espero que o melhor esteja por vir e possa terminar bem", frisou o ponta-de-lança que até ao momento soma três golos em 12 partidas.

Elogios ao dirigente luso que também 'marca golos' no Hajduk Split

Além de Hugo Almeida, há um outro português que tem deixado marca no Hajduk Split. No clube desde junho de 2016, Mário Branco é o atual diretor-desportivo dos croatas e a pedra basilar de toda a estrutura. Apontado como alvo de outros emblemas europeus, o dirigente merece rasgados elogios do avançado. "É o melhor diretor-desportivo com quem já trabalhei. É muito competente e um dos grandes responsáveis pelo sucesso recente do clube", sublinhou o internacional português.

As agressões dos adeptos e o clima de instabilidade

As agressões a alguns jogadores do Hajduk Split marcaram os dias mais recentes da vida da equipa croata. Hugo Almeida lamenta o sucedido e explica o ambiente vivido ultimamente no seio do clube. "Tivemos a segunda-feira de folga e um grupo de jogadores foi almoçar a um restaurante. Alguns adeptos encontraram-os na rua, começaram a mandar bocas e a ofendê-los, dizendo para irem embora e deixarem o clube. No calor do momento, um deu um pontapé na cara do Marco Futacs", contou o jogador, revelando que o clima de tensão tem feito parte do dia-a-dia nos últimos tempos.

"Quando perdemos com o NK Rudes, resultado que motivou a saída do treinador Joan Carrillo, houve vidros partidos e ameaças, mas nunca chegaram à agressão. Agora até estávamos bem, a lutar pelo título e se tivéssemos ganho ao Dínamo Zagreb ficávamos a dois pontos da liderança. Estamos na final da Taça, mas a situação é esta. O presidente também foi embora e está um clima de alguma instabilidade", explicou o avançado.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório