Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Leão despediu-se da Europa numa noite em que mostrou os músculos

Sporting eliminado nos quartos de final da Liga Europa. Apesar da vitória por 1-0 no duelo desta noite, o Atletico segue em frente devido à vitória por 2-0 conquistada na primeira mão.

Leão despediu-se da Europa numa noite em que mostrou os músculos

O Sporting despediu-se esta quinta-feira da Liga Europa. A última estação foram os quartos de final: o Atletico no conjunto das duas mãos superiorizou-se aos leões e condenou a formação portuguesa pelos erros cometidos em Madrid. Depois dos 0-2 da primeira mão, o Sporting conseguiu lavar a cara no seu bastião, vencer o jogo de Lisboa com um remate certeiro de Montero, mas faltou a ‘estrelinha’ para sonhos maiores.

Leão apagou o filme de Madrid e construiu o tratado de Lisboa

Jorge Jesus entrou em campo com quatro alterações relativamente ao onze que apresentou em Madrid. William Carvalho e Piccini, por lesão, Coentrão e Bas Dost, por castigo, deram lugar a André Pinto, Ristovski, Acuña e Montero. Mais do que as mudanças, Jesus surpreendeu ao apresentar-se em Alvalade com um esquema de centrais. Esquema esse que resultou em enormes enxaquecas para um Atlético de Madrid que nada fez na etapa inicial. Rui Patrício foi apenas mais um espetador, já que a armada ofensiva liderada por Griezmann e Diego Costa nem ‘cócegas’ fez na etapa inicial.

Em contrapartida, a área colchonera esteve ao rubro e ocasiões de perigo não faltaram a um leão que teve oportunidades mais do que suficientes para igualar a eliminatória ainda na primeira parte. Aos 12 minutos,  Oblak protagonizou uma defesa 'galáctica': o esloveno 'voou' de forma fantástica para negar o golo a Coates.

Atrapalhado por um rugido feroz, os pupilos de Diego Simeone não conseguiram evitar a loucura em Alvalade à passagem do minuto 29: Montero apareceu que nem ‘rato’, na pequena área, a desviar de cabeça para o golo dos leões. A loucura só não foi absoluta, porque Oblak, mais uma vez ele, negou o segundo com uma ‘mão salvadora’ e depois foi Gelson a fazer-se rogado e a desperdiçar escandalosamente no último suspiro da primeira parte.

Eliminados… mas de cara lavada

A segunda parte começou com uma enorme contrariedade para o Atlético de Madrid que perdeu o avançado brasileiro Diego Costa, por lesão, e reservou para gáudio dos adeptos colchoneros a entrada de Fernando Torres. Pouco depois, Simeone esgotou as substituições: entrando Correa para o lugar de Vitolo.

E na verdade o Atletico mudou para melhor e nos primeiros 15 minutos da etapa complementar fez mais do que em toda a primeira parte. Mas, insuficiente para travar um leão aguerrido no ataque, com ‘ganas’ de golo. Aos 64 minutos, Montero teve nas ‘botas’ o segundo do Sporting, no coração da grande área, mas em vez de rematar fez literalmente um passe para Oblak.

Todavia, o Atletico espreitava o contra-ataque para acabar com a eliminatória e por duas vezes Griezmann podia ter sido feliz e marcado. Mas a noite não foi de um francês, mas de um coletivo que sofreu à tortura verde e branca. Os minutos passaram e o tempo chegou ao fim. Faltou um bocadinho assim para sonhar mais alto, mas definitivamente o leão lavou a cara que trouxe de Madrid.

90+3 - Termina em Alvalade. Sporting vence por 1-0, mas despede-se da Liga Europa devido à derrota em Madrid na primeira mão.

90' - Três minutos de compensação.

82' - Outra vez Griezmann. Agora Patrício nada podia fazer. A bola rasou o poste da baliza!

81'- Griezmann apareceu isolado na cara de Rui Patrício e o guardião leonino foi gigante negando o golo ao francês. Aguenta coração!

79' -  Stefan Ristovski foi substituido por Seydou Doumbia.

77' - Na conversão de um livre direto, Griezmann rematou com força mas a bola saiu ao lado da baliza de Rui Patrício.

70' - Sai Bryan Ruiz, entra Rúben Ribeiro.

64' - Fredy Montero faz um remate à entrada da área, mas a bola vai direto para Jan Oblak. Foi mais um passe do que um remate...

63' - Rui Patrício já teve mais trabalho em 15 minutos da segunda parte do que em 45 na primeira. O Atletico está mais atrevido e o perigo está a rondar a baliza do leão.

60' - Sai Victor Vitolo entrando para o substituir  Angel Correa.

54' - Gelson a cabecear ao lado da baliza de Oblak.

52' - Sai Diego Costa, com queixas físicas, entra Fernando Torres.

46' - Sai Lucas Hernández. Entra Sime Vrsaljko

Começa a segunda parte.

Intervalo em Alvalade.

45' - Dois minutos de compensação em Alvalade.

45' - Gelson desperdiça um golo 'cantado' e falha o empate na eliminatória.

45' - Que defesa de Oblak a remate de Bryan Ruiz! Mão salvadora do esloveno!

41' - Simeone claramente surpreendido pelo esquema tático apresentado pelo Sporting. O Atlético volta a dar-se muito mal contra equipas que apresentam um esquema de cinco defesas. Assim foi com a Roma, assim foi com o Chelsea e a história repete-se em Alvalade.

35' - Oblak defende com facilidade o remate de Bryan Ruiz.

29' - Ristovski faz falta sobre Lucas Hernández e é punido com o cartão amarelo.

Centro de Bruno Fernandes, sobre o lado direito, Oblak ainda defendeu mas no ressalto, Fredy Montero cabeceou de forma certeira e inaugurou o marcador.

29' - É GOLO! É GOLO! É GOLO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MONTEROOOOOOO! Alvalade enlouquece com o golo do 'Avioncito'!

25' - Sai Mathieu com queixas físicas. Entra Petrovic

23' - Cabeceamento de Bruno Fernandes a sair ao lado do poste esquerdo da baliza de Oblak. Que falta faz Bas Dost...

15' - Leão está por cima e já esteve muito perto do golo num par de ocasiões. Onde esteve este leão em Madrid?

12' - Defesa 'galáctica' de Oblak. O esloveno 'voou' de forma fantástica a negar o golo a Coates. Que 'parada' de Oblak! É do outro Mundo!

10' - Oblak a punhos a afastar o perigo a punhos. Leão entra mandão na partida.

Chove torrencialmente em Alvalade. Até na tribuna de imprensa cai água.

4' - Battaglia recebe de Ristovski e cruza para a cabeça de Acuña que, solto de marcação, falha o alvo.

1'- Começa  o jogo em Alvalade. Hoje escreve-se o segundo capítulo do Sporting-Atlético de Madrid.

Depois da derrota por 0-2, em Madrid, o Sporting vai procurar a 'remontada' na noite desta quinta-feira diante do Atlético de Diego Simeone. Os leões procuram alcançar a sexta meia-final europeia da sua história, mas para isso os pupilos terão de conseguir reverter um 0-2, algo que só conseguiram em 1963/1964 na então Taça das Taças. 

Acompanhe o duelo entre Sporting e Atletico ao detalhe em Desporto ao Minuto, a partir das 20h05.

Onzes iniciais das equipas:

Sporting: Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, André Pinto, Battaglia, Bruno Fernandes, Acuña, Bryan Ruiz, Gelson e Montero.

Atlético de Madrid: Oblak; Juanfran, Savic, Godín e Lucas; Vitolo, Saúl, Gabi e Koke; Diego Costa e Griezmann.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório