Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dilema no ataque: Vitória e Conceição estão com uma enorme enxaqueca

Jonas e Marega são as duas maiores pérolas de Benfica e FC Porto esta época. Os melhores marcadores de águias e dragões estão em dúvida para um clássico onde muito se joga e golos precisam-se.

Dilema no ataque: Vitória e Conceição estão com uma enorme enxaqueca

No próximo domingo, Lisboa vai literalmente parar devido ao certame futebolístico da 30.ª jornada da Liga portuguesa que vai ocorrer a partir das 18 horas: primeiro no Estádio da Luz para o clássico entre Benfica e FC e logo de seguida para o dérbi lisboeta entre Belenenses e Sporting.

No bastião vermelho e branco vai ocorrer duelo entre primeiro e segundo classificados, com as águias a apresentarem mais um ponto do que o rival azul e branco. Na primeira volta do campeonato, o clássico terminou sem golos no Estádio do Dragão.

Desta feita, Rui Vitória e Sérgio Conceição procuram golos. Esta temporada, esta palavra tem sido sinónimo de Jonas e Marega para Benfica e FC Porto, respetivamente. O problema é que o maior ‘abono de família’ de cada um está em risco para o clássico.

O maliano dos dragões tem estado ausente das últimas partidas, tendo treinado de forma condicionada. Quanto a Jonas, que falhou o jogo contra o Vitória de Setúbal, depois de sentir dores na zona lombar, durante o aquecimento, não teve direito a folgas, como a restante equipa, e vai recuperando, na tentativa de marcar presença no embate de domingo.

Golos sorriem demasiado rápido nas botas de Jonas e Marega

O avançado brasileiro está na Luz desde setembro de 2014. Até hoje jogou cinco vezes frente ao FC Porto. Jonas desconhece o sabor da vitória (três empates e duas derrotas), registando apenas um golo e uma assistência. Números discretos para um homem que já participou em 108 jogos da Liga portuguesa, tendo marcado por 98 vezes. Só esta temporada, o brasileiro já leva 33 golos em 28 jogos.

O canarinho de 1,82m só falhou um encontro esta época para o campeonato nacional e já totaliza 2.385 minutos. Com apenas mais um centímetro de altura, Moussa Marega apresenta-se, do outro lado da ‘trincheira’, como o maior joker de Sérgio Conceição.

O maliano já saboreou o golo por 20 vezes em 24 participações na Liga esta época. Em Portugal desde 2015/2016, o FC Porto é a terceira casa do maliano depois de Marítimo e Vitória de Guimarães. Com 87 jogos realizados em território lusitano, o avançado dos dragões fatura um golo a cada 143 minutos. Paralelamente, Jonas precisa de apenas 90. Todavia, e como já sublinhámos anteriormente os dois não morrem de amores por este super clássico.

Marega nunca marcou ao Benfica com a camisola com o FC Porto. Aliás, a única vez que faturou frente ao Benfica foi com o equipamento do Marítimo, a 23 de maio de 2015. Curiosamente, Jonas também marcou na vitória por 4-1 diante dos insulares.

O maliano já teve a oportunidade de jogar 7 vezes frente às águias e apenas sorriu uma vez, na temporada anterior quando o FC Porto venceu na Luz por 2-1. De resto, somou mais cinco desaires e um empate, se contabilizarmos os duelos do Benfica frente a Vitória de Guimarães e Marítimo.

Esta temporada, Marega já contabiliza 24 jogos na Liga portuguesa, sendo o melhor marcador dos dragões com 20 golos. Será que no próximo sábado, o pé direito (arma preferencial dos dois avançados) estará apto para fuzilar as redes de Casillas e Bruno Varela? Dúvidas de peso para um clássico onde muito se joga e golos precisam-se.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório