Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Sporting 'chumba' em Braga e terceiro lugar está por um fio

Golo de Raúl Silva aos 87 minutos deixa os homens de Abel a apenas um ponto do terceiro lugar, quando restam seis jogos até final do campeonato.

Sporting 'chumba' em Braga e terceiro lugar está por um fio

Se, em Alvalade, ainda pairava o sonho de uma possível intromissão na luta pelo título, ele terá, provavelmente, desaparecido. Na sétima final antes do término do campeonato, o Sporting saiu derrotado do reduto do Sporting de Braga.

Um golo de Raúl Silva aos 87 minutos deixa o Sporting a seis pontos do agora líder Benfica. E, caso o FC Porto bata, na segunda-feira, o Belenenses, a distância para o topo aumentará para os oito pontos. 

Pressão de lado a lado e polémica à mistura

O Sporting de Braga-Sporting prometia ser o jogo-cartaz desta 28.ª jornada. E não desiludiu. O Sporting, ‘obrigado’ a vencer para não deixar fugir ainda mais o Benfica – que, antes, bateu o Vitória de Guimarães por 2-0 – entrou com tudo.

Os homens de Jorge Jesus colocaram desde muito cedo uma pressão alta sobre a equipa da casa e dominaram a primeira meia-hora de jogo. As oportunidades, é verdade, não abundaram – exceção feita a um cabeceamento de Bas Dost que passou muito perto da baliza – mas a qualidade de jogo sofreu melhorias significativas.

Sem William, o técnico leonino optou por montar um meio-campo com Battaglia e Bryan Ruiz, que assumiu o comando do jogo. No ataque, a velocidade de Gelson e a inteligência de Bruno Fernandes iam provocando dores de cabeça à defesa arsenalista.

Foi então que, à meia-hora de jogo, Abel ordenou a Ricardo Horta que se aproximasse do irmão André e, por fim, o Sporting de Braga conseguiu colocar a sua estratégia em prática. Com rápidas sucessões de passes, os arsenalistas foram-se aproximando da baliza de Rui Patrício até que, aos 44 minutos, marcaram.

Ricardo Horta cruzou para Ricardo Esgaio, que atirou contra Mathieu, e a bola acabou no fundo das redes. Luís Godinho recorreu, no entanto, ao vídeo-árbitro, e acabou por anular o lance, por entender que este teve início numa falta de Paulinho sobre Gelson.

Expulsão de Piccini deitou tudo a perder

Na segunda parte, voltou a ‘dar’ mais Sporting do que Sporting de Braga, mas, tal como na primeira, oportunidades foi coisa rara na Pedreira.

Bruno Fernandes e André Horta, com remates violentos de longe, tentaram alterar o rumo dos acontecimentos, mas sem grande eficácia. E, se o Sporting sonhava com algo mais do que o empate, as suas ambições ficaram seriamente comprometidas quando, aos 83 minutos, Cristiano Piccini derrubou um adversário e recebeu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.

Foi então que, a três minutos dos 90, chegou o momento que definiu o desfecho da partida. Raúl Silva apareceu completamente sozinho na grande área e, de cabeça, colocou a bola no fundo das redes à guarda de Rui Patrício.

Com esta derrota, o Sporting mantém o terceiro lugar, mas agora com apenas um ponto de vantagem sobre o Sporting de Braga. Além disso, vê o fosso para o rival Benfica – agora líder à condição – aumentar para os seis pontos.

Momento do jogo: O Sporting estava pressionado a vencer, ainda para mais devido à vitória do Benfica diante do Vitória de Guimarães. Assinou uma bela exibição em Braga, mas a expulsão de Piccini aos 83 minutos complicou ainda mais a tarefa. Apenas quatro minutos depois, o Sporting de Braga fez o golo que acabou por valer os três pontos.

90' - Apito final em Braga! O Sporting de Braga vence o Sporting e encurta para dois pontos a distância para o terceiro classificado.

87' - GOOOOOOOOOOOOLO do Sporting de Braga! Raúl Silva apareceu no coração da grande área e, de cabeça, cabeceou para o fundo das redes à guarda de Rui Patrício.

83' - Cartão vermelho para Piccini. O lateral italiano rasteirou um adversário, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

80' - Alteração no Sporting. Bryan Ruiz dá o lugar a Fredy Montero.

78' - Cartão amarelo para Fábio Coentrão. O lateral leonino tentou impedir Ricardo Esgaio de fazer um lançamento lateral.

70' - Bruno Fernandes ensaia o remate violento de longe, mas a bola vai ao lado da baliza arsenalista.

69' - Agora é o Sporting de Braga a mexer. Dyego Sousa rende Wilson Eduardo.

62' - Primeira substituição do jogo. Jorge Jesus retira Acuña e lança Rúben Ribeiro.

46' - Já se joga a segunda parte na Pedreira. É o Sporting de Braga a dar o pontapé de saída.

45' - Intervalo no Sporting de Braga-Sporting. Na Pedreira assiste-se a um jogo muito intenso, que, apesar de ter começado a pender para o lado do Sporting na primeira meia-hora, acabou por se equilibrar no quarto de hora final. Os arsenalistas chegaram mesmo a introduzir a bola na baliza, mas o golo foi anulado pelo vídeo-árbitro.

44' - Golo anulado ao Sporting de Braga! Ricardo Horta cruzou para a grande área, onde apareceu Ricardo Esgaio a desviar. A bola ainda bate em Mathieu e trai Rui Patrício. O Sporting reclamou falta anterior de Paulinho sobre Gelson e Luís Godinho recorreu ao vídeo-árbitro, tendo acabado por marcar pontapé-livre a favor do emblema visitante.

40' - Bruno Viana recebe o terceiro cartão amarelo do jogo. O central entrou com tudo sobre Gelson e Luís Godinho não perdoou.

35' - Mais um cartão amarelo para o Sporting de Braga. Vukcevic contestou a arbitragem de Luís Godinho e foi admoestado.

33' - Boa jogada de envolvimento do Sporting. No entanto, já dentro da grande área, Bruno Fernandes atirou fraco para as mãos de Matheus.

30' - Primeiro cartão amarelo do jogo é para André Horta. O médio do Sporting de Braga agarrou a camisola de Bruno Fernandes quando este se preparava para lançar o contra-ataque.

28' - Esteve perto o golo do Sporting de Braga! Após um cruzamento para a grande área, Mathieu tentou controlar, mas deixou-se antecipar por Wilson Eduardo, que acabou por atirar às malhas laterais.

27' - Lance polémico na área do Sporting. Numa bola disputada com Fábio Coentrão, Ricardo Esgaio caiu no relvado e pediu grande penalidade. Luís Godinho mandou o jogador arsenalista levantar-se.

12' - Acuña cruza a partir do lado esquerdo e, na disputa da bola, Matheus e Bas Dost chocam na grande área. Ambos ficaram muito queixosos, mas parecem estar já recuperados. Luís Godinho recorreu ao vídeo-árbitro, mas não vislumbrou qualquer irregularidade.

9' - Novo momento de perigo junto da baliza do Sporting de Braga. Após um canto marcado no lado direito do ataque leonino, Jérémy Mathieu apareceu a rematar fraco, para as mãos de Matheus.

7' - Bas Dost dá o primeiro sinal de perigo no jogo. Gelson foi à linha e cruzou para Bas Dost, que, de cabeça, atirou a centímetros da baliza à guarda de Matheus.

0' - Luís Godinho dá o apito inicial. É o Sporting a dar o pontapé de saída.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão; Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña; Bryan Ruiz e Bas Dost.

'Onze' do Sporting de Braga: Matheus; Goiano, Raúl Silva, Bruno Viana, Sequeira; Vukcevic, André Horta, Ricardo Horta, Esgaio; Paulinho e Wilson Eduardo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório