Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Leão sobrevive à 'Battaglia' checa e prossegue viagem europeia

Sporting qualificou-se para os quartos de final da Liga Europa. Apesar da derrota na República Checa (1-2), leão aproveitou vantagem da primeira mão (2-0).

Leão sobrevive à 'Battaglia' checa e prossegue viagem europeia
Notícias ao Minuto

20:33 - 15/03/18 por Ricardo Santos Fernandes e Luís Alexandre

Desporto Liga Europa

Resumo: Qualquer previsão para este encontro saiu totalmente ‘furada’, porque nem a melhor ‘bola de cristal’ podia prever um jogo assim. O Sporting chegou à República Checa com uma vantagem confortável mas cedo se percebeu dos apuros que o leão ia atravessar: Bakos aos seis minutos reduziu a desvantagem. Uma desvantagem anulada na segunda parte pelo mesmo Bakos. E se Baco é o deus do vinho é caso para dizer que este leão andou ‘embriagado’ praticamente durante todo o jogo.

Perto do final do tempo regulamentar, Bas Dost ainda falhou uma grande penalidade. E mais do que a felicidade, a ‘paz’ só chegou ao reino do leão aos 105+1 quando Battaglia se impôs de cabeça à defesa checa. O Sporting reentra em ação nos dias 5 e 12 de abril para os quartos-de-final da Liga Europa. O adversário será conhecido já amanhã.

Leão caiu na ‘armadilha’ checa

O Sporting entrou na Doosan Arena com uma vantagem confortável no marcador. Mas à vontade nem sempre se traduz à ‘vontadinha’ e este leão decidiu brincar com a ‘sorte’ na República Checa. Tal como em Chaves, Jorge Jesus apostou em Rodrigo Battaglia na lateral direita, todavia sem poder contar com Coates e William (castigados), subiram ao ‘tapete’ verde André Pinto e Petrovic.

E a defesa leonina andou num rodopio nos primeiros minutos de jogo. Aos cinco minutos, uma falha de comunicação entre Rui Patrício (capitão no jogo desta quinta-feira) e André Pinto resultou num pontapé de canto para o Vitoria Plzen. E foi esta bola parada que originou o golo madrugador da formação anfitriã.

Kovaric cruzou com o pior pé para a pequena área verde e branca e com uma defesa ‘leonina’ aos papeis subiu mais alto o eslovaco Marek Bakos, que arrombou sem dificuldade o 'cofre’ de Alvalade. Marek Bakos que foi uma surpresa no ‘onze’ escalado por Pavel Vrba, uma vez que deixou de fora o seu melhor goleador Michael Krmencik.

O emblema da cidade de Pilsen decidiu pautar o encontro num ritmo baixo e o leão deixou-se contagiar por esta apatia: a baliza de Ales Hruska foi quase uma ‘miragem’ na etapa inicial e só esteve realmente em perigo ao minuto 39: após uma excelente jogada de Bruno Fernandes apareceu Bryan Ruiz no coração da área a falhar, isolado, um golo ‘cantado’.

E remates foi elemento raro nos primeiros 45 minutos: em 189 jogos só por uma vez se tinha rematado tão pouco (no encontro entre o Áustria Viena e o AEK).

Lentidão deu origem à depressão

O Sporting regressou dos balneários ainda pior, se tal cenário era possível. Mas na verdade tornou-se uma realidade. Se a pontaria de Bryan Ruiz foi terrível na primeira parte, o que dizer de Acuña? O argentino falhou escandalosamente dois golos praticamente feitos: primeiro a bola vai ao poste esquerdo e depois a 'redondinha' sobra novamente para o argentino que atira para as nuvens. Incrível!

Outra história cantaria se a bola do sul-americano tem entrado, a verdade é que não entrou e daqui nasceu um episódio mais negro. Aos 63 minutos, Mathieu afastou mal e surgiu um cruzamento da direita, para o coração da área leonina, onde estava Havel, que cabeceou a rasar a barra.

Primeiro aviso e depois lá chegou a má notícia: Bakos a bisar no encontro. Reznik aproveitou a clareira entre Mathieu e Coentrão para lançar a corrida de Havel, que entrou na área e cruzou, rasteiro, sem pedir licença. Bakos antecipou-se a André Pinto e encostou para o igualar na eliminatória.

Abriram-se ‘crateras’ na grande área de Rui Patrício e na baliza contrária o ‘desespero’ deu lugar à ‘agonia’. Ao minuto 90, Bas Dost foi derrubado na grande área e quando tudo parecia encaminhar-se para um final perfeito…. Mas nada disso aconteceu. O holandês estranhamente decidiu não resolver a eliminatória e falhou na marca dos 11 metros. E assim veio o prolongamento.

Leão acordou do 'coma' graças ao homem 'multifunções' do Sporting

Que começou com mais um ‘susto’:  Havel entrou pela direita, tem espaço para tudo e só uma belíssima intervenção de Rui Patrício impediu o golo do Viktoria. Sete minutos depois brilhou Hruska que ‘voou’ de forma extraordinária a um cabeceamento de Bryan Ruiz, mas à semelhança da primeira parte o costa-riquenho podia ter feito bem melhor.

Todavia, a sucessão de ‘espinhos’ teve um fim e o golo do Sporting ‘floriu’ na última jogada da primeira parte do prolongamento: Battaglia subiu mais alto que a defesa checa e arrancou o golo do descanso. O golo que acabou com o ‘sufoco’ do leão. Um ‘sufoco’ que tem de servir de lição para os quartos de final da Liga Europa.

Afinal nem todas as histórias têm um final feliz e para ganhar a guerra não basta ter uma ‘Battaglia’ conquistada.

Relato do jogo 

120' - TERMINA O JOGO. SPORTING NOS QUARTOS DE FINAL DA LIGA EUROPA.

109' - Bas Dost perto do empate: Faltou um bocadinho assim para que o holandês conseguisse desviar um cruzamento demasiado forte de Gelson para a baliza deserta!

107' - Grande defesa de Rui Patrício, com a ponta das luvas a negar novo golo aos checos.

106'- Começou a segunda parte do prolongamento.

105' +1 - GOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BATTAGLIA.  Canto batido para o primeiro poste, onde surge Battaglia, a desviar de cabeça para o segundo poste.

99' - Sai Bryan Ruiz, para a entrada de Rúben Ribeiro.

98' - Que defesa de Hruska! Bryan Ruiz cabeceia no coração da área e o guarda-redes do Plzen 'voou' para uma defesa extraordinária.

91' - Rui Patrício evitou o terceiro dos checos: Havel entrou pela direita, tem espaço para tudo e só uma belíssima intervenção do guardião impediu o golo do Viktoria.

Começou a primeira parte do prolongamento.

90+6 - Termina o tempo regulamentar. Eliminatória empatada: vamos a prolongamento na República Checa.

90+2 - FALHOU BAS DOST! INCRÍVEL! Continua a noite negra para o Sporting. Penálti muito mal executado. Bola para o centro da baliza.

90+1 - Penálti para o Sporting. Bas Dost foi derrubado na grande área

90' - Quatro minutos de compensação.

89' - Gelson Martins atirou ao poste!

83' - Krmencik rende o, até agora, melhor em campo Bakos, que bisou e empatou a eliminatória.

76' - Substituição no Sporting: entrou Montero para o lugar de Acuña.

67' - Sai Petrovic, para a entrada de Piccini.

64' - GOLO DO VIKTORIA PLZEN! Bakos a bisar no encontro. Reznik aproveita a clareira entre Mathieu e Coentrão para lançar a corrida de Havel, que entra na área e cruza, rasteiro, para o coração da área. Bakos antecipa-se a André Pinto e encosta para o igualar da eliminatória.

62' - Jorge Jesus começa a perder a cabeça com Petrovic. Faltam rotinas de jogo ao sérvio.

49' - Acuña falha escandalosamente dois golos praticamente feitos: primeiro a bola vai ao poste esquerdo e depois a 'redondinha' sobra novamente para o argentino que atira para as nuvens. Incrível!

46'- Começa a segunda parte na República Checa.

45' - Intervalo em Plzen.

39' - Bryan Ruiz falha um golo 'cantado'. Pé esquerdo do costa-riquenho nada afinado.

38'- Rui Patrício segura a bola. Mais uma 'ameaça' checa.

Golo do Viktoria oferece muitas dúvidas. As imagens levantam a possibilidade do avançado Bakos estar em fora de jogo na altura do cruzamento de Kovaric.

Notícias ao Minuto[Golo inaugural do Viktoria Plzen]© Printscreen do Youtube

25' - Portugueses e checos vão pautando o jogo num ritmo lento, sem grandes desequilíbrios de parte a parte.

17' - Sporting começa a assumir o controlo de jogo, mas para já nem uma ocasião de perigo para registo. 

Recorde-se que mais um golo do Viktoria Plzen levaria o jogo para prolongamento.

6' - GOLO DO VIKTORIA PLZEN. Kovaric cruzou com o pior pé e o eslovaco Marek Bakos a arrombar o 'cofre leonino'.

5' - Falta de comunicação entre André Pinto e Rui Patrício dão o primeiro pontapé de canto ao Plzen.

1'- Rola a bola no Viktoria Plzen-Sporting. 

Já se ouve o hino da Liga Europa na casa do Viktoria Plzen.

As equipas já estão no terreno de jogo.

Onze do Viktoria Plzen: Hruska, Kovarik, Hajek, Reznik, Havel; Hrosovsky, Horava; Zeman, Kolar, Kopic e Bakos.

Onze do Sporting: Rui Patrício, Fábio Coentrão, André Pinto, Mathieu e Battaglia; Petrovic, Bruno Fernandes; Acuña, Gelson Martins, Bryan Ruiz e Bas Dost.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório