Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho Fiscal do FC Porto explica e detalha pagamento feito ao Estoril

Paulo Nunes de Almeida, presidente do Conselho Fiscal, marcou presença no Porto Canal para colocar um ponto final à polémica fatura.

Conselho Fiscal do FC Porto explica e detalha pagamento feito ao Estoril
Notícias ao Minuto

06:30 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Esclarecimento

Paulo Nunes de Almeida, presidente do Conselho Fiscal do FC Porto, esteve no programa Universo Porto, emitido no Porto Canal na quinta-feira, para explicar o pagamento feito ao Estoril no passado dia 14 de fevereiro. 

"Há 10 anos que ocupo o cargo e nunca tive necessidade de referir questões internas. A gravidade das afirmações que criam um clima de suspeição e colocam em causa a dignidade do clube, obrigou-me a vir aqui a título excecional para explicar o que se passou. O FC Porto apresenta as contas com rigor, o futebol é altamente auditado", começou por referir, em declarações reproduzidas pelo jornal Record, prosseguindo com os detalhes da fatura em questão.

"A 5 de setembro de 2017, o Estoril enviou uma fatura de 819 mil euros mais IVA referente aos três jogadores [Carlos Eduardo, Licá e Tozé] mas de acordo com princípios contabilísticos o FC Porto já tinha contabilizado esses gastos. Fica a dever apenas com base nessa fatura, dado que quando chega ao FC Porto há uma equipa que avalia os valores e chega à conclusão que débito era em excesso, e que o valor correto sem IVA era de 784 mil euros. Depois de comunicado ao Estoril, o clube aceita e em 26 de outubro emitiu nota de crédito. Nesse mesmo dia emitiu fatura definitiva e aceite pelo FC Porto, é um facto que está traduzido", explicou, prosseguindo. 

"O FC Porto paga esta fatura de duas formas, faz primeiro o pagamento a 7 de novembro do valor do IVA, 180 mil euros, para o Estoril regularizar esse imposto, e depois o FC Porto fica a dever 784 mil euros que são pagos a 14 de fevereiro porque a tesouraria permitiu que nessa data fossem feitos pagamentos de 3,929 milhões de euros, fruto de dinheiro que entrou da bilheteira e de verbas de contratos de televisão. Fizemos o pagamento de quase 4 milhões de euros pela mesma entidade bancária que tinha feito o pagamento do IVA, e tinha ser até final de março para poder ser realizada a inscrição nas competições europeias. Foi pago em duas prestações, dentro do que é permitido entre sociedades, pelo que não devem existir dúvidas sobre forma clara como foi feito o processo", frisou Nunes Almeida. 

Por seu turno, Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto e figura assídua no mesmo programa televisivo, negou novamente a existência de qualquer reunião entre os dirigentes azuis e brancos e os responsáveis do Estoril e afirmou foi ainda enviada uma exposição para o DIAP e para a Liga com 15 documentos que explicam os contornos da fatura em questão. 

Francisco J. Marques revelou ainda que no mesmo dia o FC Porto também efetuou alguns pagamentos em atraso ao seguintes intervenientes: América do México, Feirense, Corinthians, Watford, Gent, Alberto Bueno e Victor Garcia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório