Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

"Sporting tem que vencer se quiser continuar na luta pelo título"

Antigo jogador de dragões e leões acredita que o Clássico será mais determinante para os comandados de Jorge Jesus e considera os azuis e brancos os grandes candidatos ao título.

"Sporting tem que vencer se quiser continuar na luta pelo título"
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Fernando Nélson

Esta sexta-feira, o estádio do Dragão vai receber mais um clássico do futebol português, entre o FC Porto e o Sporting. Ainda sem derrotas no campeonato, os dragões são líderes isolados e mantêm leões e águias a uma distância de cinco pontos. Uma vantagem importante e que reforça a importância deste embate para os comandados de Jorge Jesus. Esta é a opinião de Fernando Nélson, antigo jogador dos dois clubes, que, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, fez a antevisão daquele que poderá ser o tudo ou nada para o emblema de Alvalade na corrida pelo título.

"Acho que é mais importante para o Sporting porque o FC Porto tem uma folga de cinco pontos e isso permite-lhe estar preparado para qualquer eventualidade de um resultado negativo. O Sporting não! Tem que vencer se quiser continuar na luta pelo título. Digo isto porque se empatar mantém os cinco pontos de atraso e o FC Porto, jogando como tem vindo a fazer nas últimas jornadas, e estando com aquela dose de confiança e motivação que tem evidenciado, dificilmente irá perder pontos. Não estou a ver equipas a conseguirem tirar pontos ao FC Porto no que resta deste campeonato", analisou o antigo lateral, sentenciando: "Acho que o FC Porto é o grande candidato ao título neste momento."

Este Clássico surge precisamente numa altura da época em que Sérgio Conceição e Jorge Jesus têm sido privados de vários elementos importantes nas manobras das respetivas equipas. Se Aboubakar, Danilo, Ricardo Pereira e Alex Telles têm sido as maiores dores de cabeça para o técnico portista, no Sporting os problemas físicos de Bas Dost e o castigo de Gelson Martins dominam a atualidade leonina. No entanto, para Fernando Nélson, o treinador dos azuis e brancos tem menos motivos para se preocupar.

"Penso que esta questão tem a ver muito com o estilo de jogo de uma e de outra equipa. Na minha perspetiva, o Sporting está muito mais dependente das suas individualidades do que o FC Porto, que, por sua vez, se destaca pelo coletivo. Quando sai um elemento, aquele que entra consegue facilmente integrar-se na estrutura e na dinâmica da equipa. No caso do Sporting, isso já não acontece. Penso que neste aspeto, os leões são muito mais deficitários", considerou.

Um futuro brilhante à espera de Dalot

Como antigo lateral, Fernando Nélson não esconde a satisfação pelo surgimento de um jogador como Diogo Dalot no FC Porto e prevê um futuro brilhante ao jovem de 18 anos. "Sinceramente, esperava que até fosse lançado mais cedo no plantel, embora o FC Porto tenha o Maxi e o Ricardo. Por isso, este momento não me surpreende. É um jogador com imensa qualidade, apesar de ser muito jovem, e seguramente vai ser um dos grandes valores da Seleção Nacional e do futebol português", sublinhou, alertando para o facto de, apesar de ter desempenhado essas funções na visita ao reduto do Portimonense, na ausência de Alex Telles, Dalot "não é lateral-esquerdo".

"Uma coisa é fazer dois ou três jogos para colmatar alguma ausência na equipa, outra é jogar na sua posição de origem, que é na direita", salientou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório