Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Rúben Ribeiro: Da promessa aos assobios, a estrela que tem perdido brilho

O jogador de 30 anos chegou ao Sporting, no mês de janeiro, prometendo exibições 'de luxo'. No entanto, Rúben Ribeiro tem perdido preponderância na equipa leonina e, no último duelo, recebeu assobios quando foi substituído ao intervalo.

Rúben Ribeiro: Da promessa aos assobios, a estrela que tem perdido brilho
Notícias ao Minuto

08:47 - 24/02/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Rúben Ribeiro chegou em janeiro a Alvalade com a promessa de 'agitar' o ataque leonino. No entanto, o português tem ficado um pouco aquém das expectativas, perdendo alguma da preponderância que Jorge Jesus lhe 'ofereceu' inicialmente no onze titular. 

Uma entrada que deixou promessas...

O ex-Rio Ave chegou ao terreno do leão e o treinador tinha-lhe 'reservado' um lugar na equipa principal, numa estreia que nem correu assim tão mal, com uma assistência para o golo de Bas Dost, numa receção ao Desportivo de Aves, acabando substituído aos 66 minutos. 

Rúben Ribeiro prometia mais e, para quem acompanhava as suas brilhantes exibições no Rio Ave, seria de esperar que, com tempo para consolidar mecânicas, não faltasse espaço para 'rebentar' e oferecer aos adeptos leoninos aquilo que esperavam. 

No entanto, nem tudo tem corrido da melhor forma. Depois do Desp. Aves seguiu-se o Vitória de Setúbal e a meia-final com o FC Porto, com entradas a titular e saídas a meio do segundo tempo. Mas a resposta não correspondia às pretensões de Jesus e, nos dois jogos seguintes, acabou mesmo por sair ao intervalo (Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães).

Promessas ainda não cumpridas... 

Neste sentido, o técnico dos verde e brancos começou a optar por outra estratégia: lançar Rúben Ribeiro na segunda parte dos duelos (Estoril 57', FC Porto 74', Astana 84' e Tondela 59'). Procurando uma forma de conseguir tirar o melhor rendimento do atleta.

Na última quinta-feira, JJ voltou a oferecer-lhe a titularidade, na segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, em Alvalade, com o Astana (3-3). Com eliminatória controlada, após uma vitória no Cazaquistão por 3-1, houve espaço para dar minutos a jogadores menos utilizados e Rúben Ribeiro fez parte dessa lista. Porém, o atleta não esteve (novamente) à altura do desafio, sem conseguir um entendimento com Ristovski no corredor direito, acabando por voltar a sair... ao intervalo e com 'direito' a assobios. 

Aliás, na conferência de imprensa após o jogo com o Astana, Jorge Jesus foi precisamente questionado sobre esta perda de preponderância de Rúben Ribeiro, com o técnico leonino a apontar-lhe um "futebol com pouca intensidade". "Entrou muito bem quando chegou, mas está com um futebol com pouca intensidade, apenas com posse e passe". 

Ex-'estrela' vilacondense?

Contrariamente ao que se tem observado, o caminho no Rio Ave foi diferente. Na primeira temporada (2016/17), o português marcou um golo em 36 jogos, onde assumiu a titularidade em 31 deles, entrando no segundo tempo apenas em cinco partidas. 

Já na primeira metade da presente época, marcou quatro tentos em 23 jogos, com 2099 minutos disputados. Para além disso, Rúben Ribeiro era titular indiscutível, representando uma grande 'mais-valia' para a equipa de Vila do Conde. 'Mais-valia' essa que ainda não conseguiu alcançar no Sporting, onde ainda nem marcou um golo... 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório