Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

José Sá vs. Casillas: Os números que Conceição quererá espreitar

Depois da goleada sofrida diante do Liverpool (0-5), as críticas com José Sá não foram brandas. O guarda-redes português tem sido o dono da baliza esta temporada e o Desporto ao Minuto quis, por isso, perceber que diferenças a titularidade de Sá tem trazido ao FC Porto.

José Sá vs. Casillas: Os números que Conceição quererá espreitar
Notícias ao Minuto

07:03 - 16/02/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

É sempre frustrante ser o guarda-redes que encaixa cinco golos numa noite europeia que, para uns acaba por ser de glória, para outros é de tristeza e desalento. Por vezes, nisto do futebol, até sabemos que o guarda-redes pode ser o menos culpado nos golos sofridos.

No entanto, diante do Liverpool, José Sá esteve longe de estar isento de culpas em alguns dos golos e, por essa razão, acabou por ser criticado. A falta de experiência e maturidade nos grandes jogos pode ser explicativo para uma noite negativa do português, mas mais que basear-nos num jogo, é preciso olhar para um todo.

E foi isso que tentámos fazer. O Desporto ao Minuto quis dar uma ‘ajuda’ a Sérgio Conceição e analisar os números de José Sá e compará-los com os de Iker Casillas. Contudo, para haver uma maior justiça, uma vez que o espanhol não tem sido muito utilizado esta temporada, analisámos os dois guarda-redes no mesmo período: De 13 de outubro – altura em que Sá agarrou a baliza dos dragões – até agora.

Iker Casillas José Sá
20 jogos /1800 minutos 20 jogos /1800 minutos
10 golos sofridos 19 golos sofridos
15 jogos realizados na Liga 13 jogos realizados na Liga
5 jogos Liga dos Campeões 5 jogos Liga dos Campeões
0/0 jogos na Taça de Portugal e da Liga 1/1 jogos na Taça de Portugal e da Liga

É claro que, o momento da equipa, os jogos, os adversários, o treinador… tudo varia de uma época para a outra. Ainda assim, depois de olharmos para os números foi fácil perceber as diferenças.

O FC Porto com Iker Casillas na baliza– em 2016/17 – encaixou desde 13 de outubro até agora 10 golos, num total 20 jogos realizados pelo espanhol. Em 15 jogos na Liga e mais cinco na Liga dos Campeões, o ex-Real Madrid sofreu apenas dois golos na Champions e os restantes oito na Liga portuguesa.

Já José Sá, no mesmo período, esta temporada leva já 19 tentos concedidos aos adversários, num total de 20 partidas realizadas. Mesmo retirando os cinco golos sofridos na passada quarta-feira com o Liverpool, o guardião de 25 anos teria encaixado 15, mais cinco que o espanhol. Porém, nos 13 jogos feitos na Liga portuguesa, Sá sofreu sete, menos um do que Casillas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório