Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"FC Porto foi melhor, mas os dois ainda têm de fazer muito pela vida"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador de FC Porto e Sporting, analisou ao detalhe o duelo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal entre dragões e leões.

"FC Porto foi melhor, mas os dois ainda têm de fazer muito pela vida"
Notícias ao Minuto

08:30 - 08/02/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Maniche

No rescaldo do encontro entre o FC Porto e o Sporting, que terminou com a vitória dos dragões por 1-0, o Desporto ao Minuto esteve à conversa com o antigo internacional português Maniche.

O homem que vestiu as cores azuis e  brancas, entre 2002 e 2005, e anos mais tarde saltou para Alvalade (temporada 2010/2011), analisou ao detalhe o duelo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

O ex-jogador sublinhou a justa vitória do FC Porto, a importante ausência de Bas Dost no onze de Jorge Jesus e frisou o aparecimento de Soares. O brasileiro que foi substituído na meia-final da Taça da Liga e ressuscitou na prova rainha do futebol português. Sobre o 'caso' Soares, Maniche deixa a 'bicada' ao técnico dos azuis: "Ele também detestava ser substituído".

Análise ao duelo entre FC Porto e Sporting

"Um jogo intenso com duas equipas que gostam de praticar bom futebol, que nos ofereceram um jogo de ataque, com um Sporting a gerir mais os minutos, como sublinhou Jorge Jesus no final do encontro. O FC Porto teve mais oportunidades e jogando com o apoio dos seus adeptos sabia que tinha de fazer pela vida. Faltou muitas vezes a eficácia ao FC Porto que falhou várias oportunidades, mas conseguiu alcançar o golo, através de um excelente cruzamento de Sérgio Oliveira e a magistral finalização de Soares.O Sporting na primeira parte tentou explorar mais o contra-ataque, já o FC Porto teve um ataque mais continuado. Na segunda parte o Sporting entrou relativamente bem, mas o FC Porto teve sempre o controlo do jogo e a partir do golo baixou um pouco a intensidade, mas sempre procurando a baliza adversária."

Esquema tático apresentado por Jesus no Dragão

"É sempre relativo quando o resultado é negativo, se fosse positivo iamos aplaudir Jesus pela inovação tática. Quem sabe, quem trabalha com os jogadores é Jorge Jesus. Ele sabia que o Ristovski podia jogar na ala, sabendo que ele não é um extremo puro. Ele procurou fechar o separador central, porque ele sabia que o FC Porto tinha vários jogadores que podiam desequilibrar. Mas o resultado está 1-0 e nada está decidido, há ainda muitos minutos por disputar. Com este esquema tático ele procurou ganhar mais força defensiva, tentando construir as suas oportunidades, a verdade é que o FC Porto teve bem mais oportunidades e alcançou uma vitória merecida."

Falta de oportunidades de golo do Sporting e a ausência de Bas Dost

"Faz sempre falta grandes jogadores na equipa e Bas Dost obviamente que é uma referência, um goleador, aquele homem que o Sporting precisa bastante para alcançar os seus objetivos e ,não estando, o Sporting precisaria de um plano B, um jogador com características similares ao holandês. Efetivamente não tem. Apresenta duas alternativas – Doumbia e Montero – que são jogadores parecidos. Atletas que dão resultados q.b. No duelo com o V. Guimarães, Montero mexeu com o jogo, mas o Sporting está habituado em jogar com Bas Dost e os outros jogadores estão habituados a jogar com ele. Não o tendo o leão perde eficácia e preponderância no ataque."

Sérgio Conceição levou a melhor sobre Jorge Jesus

"Ambos os treinadores conseguem perfeitamente ler o trabalho de ambos. Eles sabem aquilo que cada um faz, por isso decifram-se facilmente um ao outro. Jorge Jesus não olhou muito ao trabalho de Sérgio Conceição e o treinador do FC Porto procurou jogar sem ver o que iria fazer Jesus. Cada um adoptou o esquema que achava melhor. A verdade é que falta uma 'mão', a eliminatória está em aberto e este resultado não é assim tão vantajoso para o FC Porto. Os dois ainda têm de fazer muito pela vida. Nós nunca sabemos o que vai na cabeça dos treinadores e falta saber como cada um vai gerir os respetivos planteis quando se jogar a segunda mão. O Sporting a jogar em casa já provou que pode ganhar a qualquer equipa."

Soares: De jogador substituído na Taça da Liga a jogador fundamental na Taça de Portugal

"Obviamente, Soares sente um enorme alívio neste momento. Quando eu fui jogador também me aconteceram situações semelhantes. Ninguém gosta de ser substituído, todos gostam de dar o seu contributo à equipa e quando vêm o seu nome para sair de campo custa a qualquer um. O jogador às vezes é um pouco egoísta, só pensa nele e esquece a equipa. O Soares obviamente retratou-se, hoje ajudou o FC Porto e é isso que se pede a um jogador. Tentar dar o máximo que tem, para isso não é preciso correr muito, mas sim mostrar-se útil em determinadas situações dentro do terreno de jogo. Mas o próprio Sérgio Conceição sabe aquilo pelo qual passou Soares, porque ele também detestava ser substituído."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório