Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Árbitros serenos quanto ao pedido de reunião do FC Porto

Conselho de Arbitragem irá ouvir os protestos dos dragões, mas não com "caráter de urgência".

Árbitros serenos quanto ao pedido de reunião do FC Porto

A arbitragem de Luís Ferreira no empate entre FC Porto e Moreirense foi a ‘gota de água’ para os responsáveis azuis e brancos, que, menos de 24 horas após o apito final deste encontro, lançaram um comunicado onde exigiam, “ao presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, uma reunião com caráter de urgência”.

O intuito seria “expor um conjunto de erros das equipas de arbitragem, cujo inaceitável acumulado de pontos subtraídos coloca em causa a verdade desportiva da I Liga”. Declarações fortes, mas que não encontraram eco no setor da arbitragem.

O Desporto ao Minuto sabe que o pedido dos dragões foi recebido de forma tranquila por parte dos juízes. Até porque está longe de ser o único. Na verdade, rara é a semana em que o organismo presidido por José Fontelas Gomes não receba semelhante exigência.

Nesse sentido, pese embora o FC Porto pretenda que a reunião seja marcada com “caráter de urgência”, tal dificilmente sucederá. O Conselho de Arbitragem irá, claro, ouvir os protestos da direção liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa. Mas a seu tempo.

Críticas têm subido de tom

As críticas à arbitragem de Luís Ferreira, na passada terça-feira, foram as mais ‘ferozes’ dos dragões na presente temporada, especialmente por parte de Sérgio Conceição. Na opinião do técnico, o juiz falhou ao não penalizar o Moreirense pelas sucessivas “quebras no ritmo de jogo”.

Além disso, falando do golo anulado ao reforço Majeed Waris pouco antes do apito final, lembrou que “o vídeo-árbitro não tem sido muito feliz” quando é utilizado em jogos do FC Porto.

Um ‘recado’ que remete a outros entretanto endereçados pelo técnico, como aquele deixado no final do Clássico com o Benfica – empate a uma bola, ajuizado por Jorge Sousa – em que prometeu lutar pelo título nacional “contra tudo e contra todos”.

“Quero que os protagonistas sejam os jogadores, mas não podemos aceitar semanalmente lances mal ajuizados por parte da arbitragem, incluindo o VAR. No nosso golo, que é válido, há um jogador do Benfica a pôr em jogo o Herrera e o Aboubakar. É completamente limpo. Até posso admitir que aí o VAR não pode intervir, mas o lance do penálti é claríssimo. Não entendo o porquê de não ir ver, de não analisar”, atirou.

No entanto, as críticas não foram, de todo, únicas. Na partida com o Feirense, que os dragões venceram por 2-1, Sérgio Conceição foi mais longe ao visar Fábio Veríssimo: “Acho que foi uma noite infeliz, talvez o jogo que eu vi, em toda a minha carreira, em que o árbitro foi mais infeliz na sua prestação”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório