Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Penálti para cá, penálti para lá, a sorte sorriu ao leão mais improvável

Clássico entre Sporting e FC Porto apenas foi resolvido nas grandes penalidades. Bryan Ruiz foi o jogador encarregue de bater a grande penalidade mais importante e não vacilou. Os leões enfrentam, no sábado, o Vitória de Setúbal na final da Taça da Liga.

Notícias ao Minuto

07:49 - 25/01/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Emoção, intensidade e incerteza até ao fim. O Clássico promovido pela meia final na Taça da Liga, protagonizado por Sporting e FC Porto, contou com todos os ingredientes que tornam um jogo de futebol num belo espetáculo. 

Depois de um nulo registado no tempo regulamentar, a decisão de quem seria o segundo finalista da prova - uma vez que o Vitória de Setúbal já estava na final - ficou guardada para a lotaria das grandes penalidades. 

Ora, com uma dose de sorte à mistura, tal como acontece em todos os jogos decididos pelo desempate através do castigo máximo, o Sporting levou a melhor sobre o FC Porto e garantiu um lugar na final de sábado. 

Importa destacar que Bryan Ruiz foi o escolhido para bater a sexta grande penalidade, num momento em que a pressão estava toda do lado do internacional costa-riquenho. Bryan não vacilou e bateu Iker Casillas, guardião que já tinha defendido duas grandes penalidades. 

Depois de ter sido dispensado no início da temporada e de ter estado a treinar à parte, o jogador de 33 anos foi repescado por Jorge Jesus e voltou a assumir o protagonismo de outrora. O futebol é feito de momentos e oportunidades. Cabe aos intervenientes aproveitarem as ocasiões. 

Dez anos depois reedita-se a final da primeira edição 

A Taça da Liga comemora a 10.ª edição e conta com um elemento que cruza coincidência com alguma surpresa. O Vitória de Setúbal e o Sporting foram precisamente as equipas que protagonizaram a primeira final da prova. No caso, foram os sadinos quem levaram a melhor em 2008. Sábado, os leões podem desforrar-se.

Destaque também para a terceira presença do Sporting em finais da Taça da Liga. Para além da já referida edição de 2008, os leões também disputaram a final em 2009 diante do Benfica orientado pelo espanhol Quique Flores. Os encarnados venceram numa partida onde não faltou polémica. 

Dragão mais atrevido foi 'traído' nos penáltis 

Os dados estatísticos da partida entre Sporting e FC Porto permitem perceber que os dragões estiveram maioritariamente no comando do jogo. A equipa de Sérgio Conceição rematou mais e teve mais posse de bola. No entanto, na altura de atirar a baliza a contar, os dragões falharam e foram os leões quem venceram a partida. 

Sporting vs FC Porto
4 Remates 11
41% Posse de bola 59%
28 Faltas cometidas 25
2 Cantos 2
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório