Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

"O jogo com o Estoril não influenciou a preparação para o Tondela"

O FC Porto recebe o Tondela amanhã, sexta-feira, pelas 21h, em jogo a contar para a 19.ª jornada da I Liga.

"O jogo com o Estoril não influenciou a preparação para o Tondela"
Notícias ao Minuto

12:59 - 18/01/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Sérgio Conceição

Esta quinta-feira, Sérgio Conceição fez a antevisão ao encontro com o Tondela, referente à 19.ª jornada da I Liga. O treinador do FC Porto respondeu ainda a questões relacionadas com o Estoril-FC Porto e com a Taça da Liga, diante do Sporting. 

Estoril-FC Porto influenciou a preparação para o Tondela? É verdade que foi uma situação diferente do habitual mas não interferiu em nada a preparação do jogo de amanhã. Esperamos um jogo difícil para amanhã com uma equipa que esteve bem nas duas últimas deslocações. Vamos ter de assumir a responsabilidade de desbloquear e fazer golos. 

FC Porto sai prejudicado pelo mês de espera até terminar o jogo com o Estoril? Jogadores e treinadores querem sempre jogar e, neste caso, queríamos entrar e dar a volta à situação. Mas há regras a respeitar e não havia, pelos vistos, condições de segurança. E mais importante do que o futebol é a vida das pessoas. Isso é inequívoco. Agora como treinador, vou preparar a minha equipa para ganhar nos 45 minutos que faltam disputar. Quero dar uma resposta diferente daquilo que foram os primeiros 45 minutos com o Estoril. Quanto ao mês de espera, acho que tem de se resolver o mais rápido possível. Tem de se ver quem decide, quem faz a vistoria. Vamos jogar a 21 de fevereiro e vamos preparar a equipa para isso. Temos de fazer, no mínimo, dois golos para vencer aquele jogo. Sabem do nossos calendário e dos jogos que temos pela frente. Estou habituado a ganhar os jogos dentro das quatro linhas. 

Ataque do Sporting à não realização do jogo no dia seguinte: Eu não tenho de escolher em ganhar aqui ou acolá. Eu preparo a equipa para ganhar no campo. Em relação ao Sporting, não tenho que comentar isso. Não vou comentar o que os outros dizem. 

Utilização dos laterais: Depois do jogo é fácil ver o que correu bem ou menos bem. Ninguém pensa é na forma como um treinador vê, na preparação, a melhor forma de ganhar esse jogo. Um Estoril com um setor defensivo muito colado ao intermédio, e uma boa estratégia seria explorar a largura e profundidade. Este foi o meu pensamento, mas se me perguntar se foi o correto? Não foi porque estávamos a perder por 1-0. Sou treinador, às vezes acerto e outras vezes erros. Se acertasse sempre algo não estava bem. 

FC Porto dependente de Brahimi: O Brahimi tem sido um jogador importante. Desta vez acho que coincidiu com uma primeira parte menos conseguida. Eu acho que não é justo dizer que foi só a falta do Brahimi, porque eu tenho um lote de extrema qualidade que me dá garantias que podemos fazer mais do que aquilo que fizemos. Eu não sei se Brahimi vai estar disponível quando for a segunda parte do jogo. Se outros vão estar disponíveis ou não. O Estoril também tem sete jogadores lesionados e também os pode recuperar. O estar a perder 1-0, para mim, deixa-me com uma azia dos diabos. Eu queria terminar o jogo, ganhar o jogo e estar em primeiro lugar. Mas não foi possível. Temos de respeitar isso, apesar da minha azia. 

Regulamentos apontam para a realização do jogo para um mês depois: Os regulamentos e regras são para cumprir. Mas eu não sei nada sobre regulamentos. Temos de realizar 45 minutos e é nisso que temos de me focar. Em preparar a equipa para vencer nesses 45 minutos. Possibilidade não haver jogo? Não depende de mim e nem vou opinar. 

Cânticos dos adeptos do Sporting no Dragão Caixa: Não quero comentar. 

Paulinho e Waris: Como ainda não pertencem ao FC Porto não vou opinar sobre eles, porque ainda não trabalham comigo. Se se concretizar, claramente que falarei deles ou de outros. 

FC Porto tem sofrido mais golos nos últimos jogos: Se me preocupa? Preocupa. Temos de trabalhar mais. Podemos estar menos concentrados nalgumas situações de bola parada ou nalguma organização defensiva. Durante meses, um pouco da minha equipa foi sofrer muitos poucos golos. 

Fabiano: Ele já estava connosco fazia era um trabalho condicionado, relacionado com o processo de recuperação. Neste momento, já se encontra a trabalhar connosco, sabendo que até estar a 100%, vai demorar algum tempo, uma vez que esteve oito meses lesionado. 

Críticas anteriormente feitas ao Tondela: Foi-me feita uma pergunta e eu disse, que numa ou noutra situação, que as equipas podem mudar. Dei o exemplo do Tondela porque, nessa semana, falou-se da vitória robusta do Benfica ao Tondela, quando contra nós foi forte. Eu só respondi a uma pergunta. Não puxei nenhum assunto. A mesma equipa pode ter comportamentos diferentes. Depois até falei com o diretor desportivo do Tondela, para esclarecer que não era nenhuma boca. Tal como agora foi o jogo com o Braga, que não foi a equipa que costuma ser, tal como o FC Porto não foi a mesma equipa no Estoril. Não podemos utilizar só algumas palavras de frases que possa dizer para fazer grandes títulos. Já falei com o diretor desportivo há muitas semanas, depois dessa conferência de imprensa para explicar. Não é nada disso que me move. O que é importante para mim é arranjar soluções para que a minha equipa ganhe os jogos. 

Brahimi: O Brahimi ainda não está. O Marcano também está limitado. Temos alguns jogadores com alguma fadiga. 

Taça da Liga após o jogo com o Tondela: O jogo mais importante para nós é o próximo, neste caso, o jogo com o Tondela. Só depois é que podemos pensar no jogo com o Sporting, se não arriscamos a não pensar bem em nenhum. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório