Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

J. Marques: "Braga não pagou Djavan ao Benfica"

O diretor de comunicação do FC Porto apontou 'o dedo' a alguns negócios feitos pelo Benfica.

J. Marques: "Braga não pagou Djavan ao Benfica"
Notícias ao Minuto

08:52 - 17/01/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Em declarações ao Porto Canal, no programa Universo Porto, na noite de terça-feira, Francisco J. Marques falou sobre alguns negócios realizados entre o Benfica e outros clubes da I Liga, como Sporting de Braga, Belenenses e Boavista. 

"Com um olhar superficial sobre uma informação contabilística divulgada na internet, há coisas surpreendentes, no caso uma série de negócios com alguns clubes que carecem de explicação", começou por dizer, antes de avançar com exemplos.

"Com o Belenenses, clube que no campo nunca consegue fazer oposição ao Benfica, tem negócios como este: em fevereiro de 2015, o Benfica fez um contrato em que se obrigou a pagar 300 mil euros por 50 por cento dos passes Dálcio, Ricardo Dias e Fábio Nunes, que nem eram utilizados com regularidade. De repente, o Benfica descobriu três pérolas e fez um contrato em que se obriga a pagar aquele valor e a comprar os restantes 50 por cento por 700 mil euros. Se algum desses jogadores não ficasse no plantel do Benfica seria emprestado ao Belenenses. É um negócio da China para o Belenenses. A opção devia ser exercida entre 7 e 15 julho de 2015, mas pagou em março. Qual a entidade que faz um contrato para pagar em julho e antecipa para março? Porque tem excesso de liquidez, presume-se. Mas tem o segundo maior passivo da Europa. É mentira que nade em dinheiro. Em julho, compraram mais 25 por cento do Dálcio. Sucessivamente injetou dinheiro no Belenenses. O pagamento de março aconteceu duas ou três semanas antes de visitar o Restelo para o campeonato. Estes comportamentos são estranhos. Recordo uma coisa, em outubro quando o Benfica foi alvo de buscas pela PJ, no lote havia especialistas na área contabilística/financeira. As próprias autoridades já detetaram coisas estranhas. Não estou a dizer que há crime algum, não tenho capacidade para isso, mas que é estranho.... Se calhar há uma qualquer explicação."

O diretor de comunicação do FC Porto continuou nos exemplos, mencionando o Boavista e o Sporting de Braga.

"Acontecia só com o Belenenses? A 18 de dezembro de 2103, transferiu 200 mil euros para o Boavista. Passado um mês mais 46 mil. Transferências relativas a quem? Não há notícias de qualquer contratação. Estamos na presença de um qualquer esquema de financiamento a troco de quê? Se for de uma transferência, amanhã que digam de quem foi", questionou. 

"Por fim, o lateral esquerdo Djavan, em 2013/14, estava emprestado à Académica pelo Santa Rita, do Brasil, e destacou-se ao ponto de causar interesse do Braga. Quando surgiram essas notícias, o Benfica pagou 750 mil euros por 60 por cento do passe, mais 150 mil à Académica por 20 por cento do passe e uma comissão de 250 mil ao empresário. Por pouco mais de um milhão de euros ficou com o jogador, um mês depois vendeu-o ao Braga por um milhão. Acontece que o Braga não pagou ao Benfica. Não há transferência nenhuma nos documentos. Recebeu o jogador, foi um financiamento em espécie. Deu-lhe um jogador que queria. É um excelente negócio para o Braga e não quero tirar mais nenhuma ilação/interpretação, mas podia fazer muitas. Vimos o jogo do FC Porto, meio, mas vimos o empenho do adversário, nada a dizer. Mas também vimos os últimos jogos do Benfica e não vale a pena fechar os olhos", completou. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório