Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Pode a águia 'em chamas' ser fénix num campeonato à 'Rei Leão'?

Benfica e Sporting protagonizam, esta quarta-feira, um dérbi da cidade de Lisboa. Apenas separadas por três pontos, as duas equipas correm atrás da vitória.

Pode a águia 'em chamas' ser fénix num campeonato à 'Rei Leão'?
Notícias ao Minuto

08:08 - 03/01/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Um dérbi é um dos duelos mais apaixonantes no mundo do futebol. É um jogo que, em maior escala, mexe ainda mais com as emoções de quem vive o futebol dentro e fora das quatro linhas. 

Benfica e Sporting medem forças, esta quarta-feira, no Estádio da Luz, naquele que é, neste caso concreto, por 'defeito', o dérbi mais envolvente da cidade de Lisboa.

Independentemente do momento que as equipas atravessem é sempre um jogo em que tudo pode acontecer. E este não será exceção.

Três pontos mais do que valiosos  

Em causa estão três pontos. Como em qualquer jogo. Mas este três pontos podem ser especiais. Três pontos que podem representar, para o Benfica, uma subida na tabela classificativa e igualar o Sporting - que detém 39 pontos contra os 36 dos encarnados. Três pontos não tão menos importantes para os leões que lutam, taco a taco, com o FC Porto - também com 39 pontos -, pela liderança da I Liga - os dragões medem forças com o Feirense, também esta quarta-feira. 

Neste duelo, de um lado, temos um Benfica - 3.º classificado - que já não tem muito para onde se virar. Aliás, só pode mesmo contar com o campeonato nacional, depois de de ter 'caído' da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Contra todas as expetativas, o tetracampeão nacional atravessa um momento menos bom, apenas com a I Liga nos objetivos possíveis para 2017/18: a conquista do pentacampeonato. E isto é tudo a que o Benfica se pode agarrar o que, tendencialmente, pode funcionar como uma motivação extra para a equipa de Rui Vitória que, nos últimos dois jogos, registou dois empates, e pretende dar uma resposta positiva.

Do outro lado temos um Sporting forte e consistente, que está numa liderança bipartida com o FC Porto e que ainda está inserido nas quatro competições - campeonato, Taças e Liga Europa. Os objetivos para 2017/18 estão todos em jogo e, mesmo falhando a Liga dos Campeões, há uma Liga Europa para disputar.

A equipa de Jorge Jesus vem de um empate diante do Belenenses, para a Taça da Liga. No entanto, não regista uma derrota há cinco partidas, desde o encontro com o Barcelona (2-0) para a Liga dos Campeões, no início do mês de dezembro. 

Águias voam sobre a 'história'

Apesar de o momento distinto que as duas formações atravessas, no campeonato nacional, o cenário é semelhante entre ambos. Nesta competição, os leões não registaram uma única derrota desde o início da temporada e as águias registaram apenas um, com o Boavista (2-1), em setembro de 2017.

No que diz respeito ao histórico de confrontos entre as duas equipas, o conjunto da Luz tem vantagem, uma vez que dos 300 jogos já disputados, o Benfica carimbou 130 vitórias contra 108 triunfos dos verde e brancos. E o mesmo se passa nos golos marcados: 506 para o Benfica contra 463 do Sporting. 

O encontro entre Benfica e Sporting está marcado para as 21h30 desta quarta-feira, no Estádio da Luz. Um jogo que poderá acompanhar no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório