Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

FIFA sorteia grupos do Mundial: O que pode aguardar Portugal na Rússia

Portugal é cabeça-de-série no sorteio desta sexta-feira, mas nem por isso deve ficar descansado. Afinal, há muitos ‘tubarões’ a evitar nos outros potes.

FIFA sorteia grupos do Mundial: O que pode aguardar Portugal na Rússia
Notícias ao Minuto

08:22 - 01/12/17 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Sorteio

É já esta sexta-feira que as 32 seleções que garantiram o apuramento para o Mundial'2018, na Rússia, ficarão a conhecer os adversários na fase de grupos. Portugal ficou no Pote 1, dos cabeças-de-série, e evita algumas das principais seleções mundiais (como Alemanha, Argentina, França, Bélgica ou Brasil). Mas Fernando Santos, Ronaldo e companhia poderão medir forças logo na primeira fase com Espanha, que está no pote 2.

Olhando aos adversários europeus que poderão calhar em sorte à seleção nacional, Espanha será, teoricamente, a equipa a evitar, não só pelo seu histórico nas grandes competições, mas também pela constelação de estrelas que apresenta.

Todavia, calhando Espanha, evitar-se-ia, por exemplo, a seleção mais forte do pote 4, a Sérvia. Isto porque o sorteio está sujeito a alguns condicionalismos, como o facto de, em cada grupo, não poderem estar mais do que uma seleção por cada confederação. Há, contudo, uma exceção: a UEFA. Como há 14 apurados da Europa, é possível estarem duas equipas do velho continente em cada grupo.

O grupo mais difícil segundo o ranking

Olhando ao ranking FIFA e fazendo um sorteio baseando-nos nas posições das seleções, Espanha seria o adversário mais complicado do pote 2 (8.ª do ranking), juntamente com a Costa Rica (22.ª) e a Nigéria (41.ª). Teoricamente, e apesar de serem as seleções melhor classificadas, que nos podem calhar em sorte, a verdade é que o sorteio não seria madrasto para os comandados de Fernando Santos.

O mais fácil segundo o ranking

Os quatro adversários, teoricamente, mais fáceis que poderão calhar a Portugal, de acordo com o ranking da FIFA, seriam a Croácia (18.ª), Irão (34.ª) e Panamá (49.ª). Será a Croácia, que Portugal eliminou nos quartos-de-final no Euro-2016, mais fácil do que a Suíça, o Peru ou o México? De acordo com o ranking, sim.

Um cenário de terror

O Desporto ao Minuto também fez as suas escolhas e encontra um grupo teoricamente mais complicado sem Espanha como adversária na fase inicial. Se 'nuestros hermanos' impõem bastante respeito, o Uruguai de Luis Suárez, Cavani, Maxi Pereira e Coates, também não seria tarefa fácil.

Mas o mais importante é que jogando com a Espanha no grupo, Portugal evitaria aquela que parece ser a equipa mais difícil do pote 4: a Sérvia, de Kolarov, Matic, Fejsa e Mitrovic. E, juntamente, a Uruguai e Sérvia poderia, por exemplo, juntar-se ainda o Senegal de Koulibaly (Nápoles), Sadio Mané (Liverpool) ou Baldé (Lazio).

Um cenário ‘cor-de-rosa’

Do pote 2, dificilmente, a seleção lusa irá encontrar melhores adversários do que Suíça ou Peru. Da terceira tômbola, Irão ou Costa Rica aparentam ser os mais apetecíveis. Já do pote 4, a Arábia Saudita constitui uma das ‘pêras’ mais doces do sorteio.

O sorteio, a valer, ocorre esta sexta-feira, no Palácio do Kremlin, em Moscovo, pelas 15 horas. Até lá, ficamos só pelos desejos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório