Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Inspiração de Cristiano não chegou e águia voa até aos 'oitavos'

Franco Cervi (25’) e Krovinovic (80’) assinaram os golos que garantiram a passagem do Benfica à próxima fase da Taça de Portugal.

Inspiração de Cristiano não chegou e águia voa até aos 'oitavos'
Notícias ao Minuto

20:05 - 18/11/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Taça de Portugal

Resumo: À terceira é de vez. Nos últimos dois encontros entre Benfica e Vitória de Setúbal, os encarnados não tinham conseguido arrecadar o triunfo (um empate e uma derrota para a liga portuguesa). Uma realidade que mudou, este sábado, no Estádio da Luz. A águia voou mais alto e arrecadou uma vitória por 2-0, garantindo o apuramento para oitavos de final da Taça de Portugal.

Num jogo bem disputado entre os dois conjuntos e com oportunidades para ambos os lados, os guarda-redes tiveram papéis importantes no resultado. Se de o lado dos sadinos, Cristiano mostrou ser a peça mais sólida da defesa; Bruno Varela – menos requisitado – mostrou-se eficaz nos momentos fundamentais.

Cristiano, o 'muro' que acabou por cair

Começou por parar Krovinovic, tirou o 'pão da boca' a Luisão duas vezes e ainda 'desmontou' o engenho de Jonas. No entanto, Cristiano não conseguiu 'agigantar-se' mais e, perante um quarteto defensivo desorganizado e inseguro, acabou por ceder perante uma 'bomba' de Cervi, aos 25 minutos.

O Benfica jogava sem grandes preocupações e conseguia progredir bem no campo. A defesa sadina também não estava 'nas melhores condições', facilitando o trabalho às águias. Mas Cristiano não dava tréguas.

E não foi o único a ser várias vezes chamado à ação. Mesmo com um 'andamento' inferior ao do Benfica, os sadinos iam ganhando espaço para circular a bola e chegar com algum perigo ao último terço do terreno. Bruno Varela, numa escala inferior, também foi crucial para evitar o pior: o empate – com André Sousa, Semedo e Arnold a desperdiçarem oportunidades para tal, já na segunda metade.

Do talento para as oportunidades

A vencer por 1-0, a formação de Rui Vitória 'relaxava' e dava espaço ao Vitória de Setúbal para crescer e, sobretudo, para acreditar que podia chegar ao empate. E podia mesmo ter chegado, não fosse Bruno Varela fazer, e bem, o seu papel.

A vinte minutos do apito final, Rui Vitória tirou Pizzi para a estreia de Keaton Parks e Couceiro aproveitou para lançar João Teixeira, para a saída de Semedo, com o objetivo de 'refrescar' o jogo, mas a mudança acabou por não se traduzir no marcador.  

Num momento em que os forasteiros gastavam os últimos 'cartuchos', Krovinovic fez uma 'maldade' - e que 'maldade' - carimbando um golo que acabou com qualquer esperança. Aos 80 minutos, o croata aproveitou um corte de Pedro Pinto para rematar de primeira sem qualquer hipótese para Cristiano, selando o 2-0 e garantindo o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal. 

Momento do jogo: O golo do Krovinovic. Tal como relatado em cima, o tento do croata contratado ao Rio Ave acabou com toda e qualquer esperança sadina. Naquele momento sentia-se que o Vitória poderia chegar ao empate, mas sucedeu-se precisamente o contrário. Já diz o velho ditado - utilizado no futebol - quem não marca, arrisca-se sempre a sofrer. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

90+3' - Termina na Luz. 

90' - Três minutos de compensação. 

81' - Substituição no Benfica. Saída de Jonas para a entrada de Jiménez. 

80' - GOLOOOO! BENFICA! Krovinovic! Grande golo sem hipóteses para Cristiano. 

70' - Substituição no Benfica. Saída de Pizzi para a e entrada de Keaton Parks. 

65' - Substituição no Vitória de Setúbal. Entra Vasco Costa para a saída de André Sousa. 

58' - QUE PERIGO! Grande defesa de Bruno Varela a impedir o empate! O guarda-redes 'tira o pão da boca' a Arnold e Semedo. 

55' - Cristiano! Mais uma grande defesa do guardião sadino, a impedir Krovinovic de assinar o segundo para o Benfica. 

47' - André Sousa! Pouco depois do reatamento, Arnold cruza para André Sousa que, sem vacilar, remata em força, com o esférico a 'rasar' a baliza de Varela. 

46' - Começa a segunda parte. 

45' - Intervalo na Luz. 

37' - Cartão amarelo para Tomás Podstawski.

33' - Lance perigoso do V. Setúbal! Depois de tirar Samaris do seu caminho, João Amaral rematou com perigo perto da baliza dos encarnados. 

25' - GOLOOOOOOOO! BENFICA! FRANCO CERVI! Novo canto para o Benfica, que acabou por resultar em golo. Pizzi bateu o canto com o esférico a chegar a Cervi que, à entrada da grande área, 'engatilhou' para o fundo das redes de Cristiano. 

23' - JONAS! Mais um canto de Pizzi e mais uma boa oportunidade para o Benfica, que aproveita as dificuldades defensivas exibidas pelos sadinos. Luisão saltou mais alto do que todos e cabeceiou em direção ao golo, mas estava lá (mais uma vez) Cristiano para impedir o tento. 

17' - CRISTIANO! O Benfica continua a 'carregar' com Cristiano a evitar o golo. Na sequência de um passe de Cervi, Jonas, isolado, rematou em jeito, com Cristiano a fazer mais uma excelente defesa. 

15' - Benfica! Grande oportunidade! Após um canto marcado por Pizzi, Luisão remata em direção à baliza adversária. Valeu um corte de Bonilha de cabeça para impedir o golo das águias. 

14' - Jonas cai na grande área mas o árbitro nada assinalou. 

7' - Grande oportunidade para o Benfica! Após um cruzamento de Rafa Silva, Krovinovic rematou forte em direção à baliza do Vitória de Setúbal. Valeu Cristiano para impedir o tento dos encarnados. 

3' - A equipa do Benfica pede grande penalidade após alegada mão na bola de Pedro Pinto. O árbitro deixou seguir. 

1' - Início do encontro na Luz. 

Onze do Benfica: Varela; Douglas, Luisão, Jardel, Grimaldo; Samaris, Krovinovic, Pizzi, Cervi; Rafa e Jonas. 

Onze do Vitória de Setúbal: Cristiano; Arnold, Semedo, Pedro Pinto e Nuno Pinto; Costinha, Podstawski, André Sousa e Nenê Bonilha; Gonçalo Paciência e João Amaral.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório