Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Jogo de loucos' acaba com reviravolta e triunfo do FC Porto

Portimonense esteve a ganhar por 2-1 até aos 90 minutos, mas os golos de Brahimi e Aboubakar evitaram uma surpresa na Taça de Portugal.

'Jogo de loucos' acaba com reviravolta e triunfo do FC Porto

Resumo: O FC Porto recebeu e venceu, esta sexta-feira, o Portimonense (3-2), num jogo referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Numa partida recheada de emoção, o FC Porto esteve com um pé fora da prova rainha, mas dois golos já nos descontos mudaram o rumo da história. 

45 minutos mornos... 

A primeira metade da partida começa praticamente com o golo do FC Porto. Quando o relógio marcava apenas cinco minutos de jogo, Danilo aparece na grande área do Portimonense, solto de marcação, e responde da melhor maneira a um cruzamento do brasileiro Alex Telles.

O golo abriu o jogo, sendo que depressa se percebeu que o Portimonense iria tentar minimizar os estragos provocados pelo golo madrugador. Aos 29 minutos acabaria por chegar à igualdade por intermédio de Wellington. Tudo começou numa bola perdida por Ricardo Pereira que os homens do Algarve conseguiram transformar numa ocasião de golo. O rapidíssimo Nakajima  arriscou o remate, a bola sobrou para Wellington que, na cara de Casillas, meteu a bola por entre as pernas do guardião espanhol. Empate restabelecido, num lance onde Iker não ficou muito bem na fotografia…

O FC Porto tentou reagir ao golo dos forasteiros mas até final dos 45 minutos, destaque apenas para um livre perigoso cobrado por Alex Telles. Ainda assim, o remate do brasileiro saiu por cima da baliza à guarda de Carlos.

... e outros tantos alucinantes 

A segunda parte da partida contou com novo golo… dos visitantes. O FC Porto tentava chegar novamente à vantagem, mas, tal como diz o velho ditado, quem não marca… sofre. Pedro Sá, aos 69 minutos, disparou um autêntico míssil fora da grande área que só parou no fundo das redes de Casillas. Um grande golo do médio do Portimonense.

O golo deixou o FC Porto atordoado, mas Sérgio Conceição depressa mexeu no jogo e lançou Layún e André Pereira, numa altura em que também Brahimi já estava em campo.

Aos 78 minutos, o Portimonense sofria um duro revés com a expulsão de Macedo. O jogador da formação algarvia já tinha um cartão amarelo e uma ação imprudente sobre Danilo colocou-o fora de jogo quando faltavam pouco mais de dez minutos para o apito final.

Quem também recebeu ordem de expulsão foi Sérgio Conceição. Aos 87 minutos, o técnico do FC Porto contestou uma decisão de Artur Soares Dias e acabou expulso por indicação do árbitro assistente. 

O FC Porto acabaria por empatar a partida, já em tempo de compensação. Alex Telles viu Aboubakar a fugir à marcação e meteu a bola no sítio certo. O avançado camaronês, cara a cara com Carlos, não facilitou e fez o golo. O Estádio do Dragão respirava de alívio e o jogo parecia estar a caminho de 30 minutos extra. Pois bem, parecia. O FC Porto estava balançado e só descansou quando confirmou o triunfo. 

Brahimi aproveitou um passe de André Pereira e com toda a velocidade disparou um remate forte que completou a cambalhota no marcador e garantiu o triunfo ao FC Porto. Uma grande recuperação por parte da equipa azul e branca que, perante o resultado, segue em frente na Taça de Portugal. 

Momento do jogo: Num jogo com tanta emoção, torna-se complicado escolher apenas um momento. Ainda assim, o golo de Aboubakar destaca-se. O avançado camaronês fez o empate já no período de compensação e voltou a colocar o FC Porto na Taça de Portugal. 

____________________________________________________________________________________________________________________

90'+7- Apito final no Dragão! Que jogo de grandes emoções! Grande partida por parte de duas equipas que procuram um só resultado: o triunfo. No final, só um poderia ganhar e o talento do FC Porto foi o fator detrminante. 

90'+5- GOOLLOOO!!! Brahimi faz o terceiro e completa a cambalhota no marcador! Que jogo de loucos!! O FC Porto tem tudo para seguir em frente!

90'+1- GOOOOLLOOO!! Aboubakar, o suspeito do costume, empata a partida já em tempo de compensação! Grande passe de Alex Telles que lançou o avançado do FC Porto para o golo. O lateral brasileiro soma duas assistências no jogo... 

87'- Conceição recebe ordem de expulsão por protestos. A indicação foi do quarto árbitro que Artur Soares Dias transformou numa ação disciplinar. 

Os adeptos do FC Porto 'pedem' uma reação nestes últimos dez minutos. O apoio vindo das bancadas é bem audível... 

77'- Macedo acaba expulso! O jogador do Portimonense já tinha um cartão amarelo e voltou ser alvo de nova sanção. Perante a acumulação de amarelos, Artur Soares Dias teve de mostrar o cartão vermelho. O Portimonense fica assim reduzido a dez unidades. 

69'- GOLLOOO!! E que grande golo!! Um grande remate de Pedro Sá a deixar Casillas 'nas covas'. O guardião espanhol bem voou, mas nada poderia fazer para chegar àquela bola! Um golo para ver e rever! 

Já há números para o jogo desta noite. Estão 20.687 espectadores no Estádio do Dragão.

53'- Confirma-se. Entra o argelino e sai Hernâni no FC Porto.

Conceição parece não estar satisfeito e chama Brahimi para entrar em jogo... Resta saber se entrará para o lugar de Corona ou de Hernâni.

48'- Preocupação para Sérgio Conceição. Corona está queixoso e teve mesmo de ser assistido pela equipa médica do FC Porto. Entretanto, o mexicano regressou ao jogo...

46'- Recomeça a partida no Dragão! 

45'- Artur Soares Dias apita para o intervalo! As equipas regressam aos balneários com um empate com golos. O equilíbrio apresentado traduz-se no resultado. 

42'- Cartão amarelo para Alex Telles! O defesa brasileiro entrou de forma dura sobre Wellington, sendo justificável a decisão de Artur Soares Dias. 

40'- Que perigo!! Alex Telles ficou tão perto do golo! Na sequência de um livre direto frontal à baliza, o lateral brasileiro arriscou o remate e a bola passou muito perto da barra! 

29'- GOOOLLOOO!! Está feito o empate!! Wellington marca e restabelece o empate na partida. Na sequência de uma perda de bola de Ricardo Pereira, Nakajima tenta o remate mas a bola acaba por chegar aos pés de Wellington que só teve de empurrar para o fundo das redes. Ainda assim, Casillas não fica bem na fotografia. Fica a sensação que o guardião espanhol poderia ter feito melhor... A bola passa-lhe por debaixo das pernas. 

18'- Danilo!! Quase a bisar!! Carlos saiu-se mal na sequência de um livre e o jogador do FC Porto tinha tudo para fazer o segundo golo da conta pessoal. Passou o perigo...

Início de jogo com sortes distintas. O FC Porto encontrou a vantagem e está agora mais confortável na partida. Do lado do Portimonense, a reação de Vítor Oliveira após o golo sofrido diz tudo... Entrada com o pé esquerdo para os algarvios. 

5'- GOOLLOO!! Ai está o primeiro tento da partida! Danilo!! Na sequência de um canto cobrado pelo brasileiro Alex Telles e o médio português só teve mesmo de encostar face à falha na marcação por parte do conjunto algarvio! 

0'- Artur Soares dias apita e rola a bola no Dragão! Começa a partida entre FC Porto e Portimonense!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Onze do FC Porto: Casillas; Ricardo Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles; Danilo, André André, Óliver; Hernâni, Corona e Aboubakar.  

Onze do Portimonense: Carlos; Hackman, Felipe Macedo, Rúben Fernandes e Lumor; Pedro Sá, Rossell e Dener; Wellington, Nakajima e Tabata.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório