Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Suor, S. Patrício e Bas Dost valem ao leão uma noite no trono

Sporting sofreu, mas bateu o Rio Ave pela margem mínima. Um resultado que não só permite manter os três pontos de vantagem sobre o Benfica, como pressionar o FC Porto - que, pelo menos durante algumas horas, é segundo classificado com um ponto de desvantagem - para o dérbi com o Boavista.

Suor, S. Patrício e Bas Dost valem ao leão uma noite no trono
Notícias ao Minuto

08:09 - 28/10/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Sofrimento, muito sofrimento. E eficácia, muita eficácia. Assim se resume de maneira simples o triunfo suado do Sporting em Vila do Conde.

Frente a um Rio Ave bem organizado e pressionante, a equipa de Jorge Jesus apresentou sérias dificuldades. Um Rui Patrício imbatível e um Bas Dost ‘matador’, uma dupla improvável, foram, no entanto, suficientes para que os leões amealhassem mais três pontos e passassem a noite na liderança isolada do campeonato.

Poderá isto ser mais do que um ‘one-night stand’? Caberá ao FC Porto responder essa pergunta esta sexta-feira, quando visitar o Boavista para o dérbi da Invicta.

Leão cínico tramou vilacondenses corajosos

Os números espelham bem aquilo que se passou dentro das quatro linhas. De um lado, um Rio Ave atrevido, com ordem para rematar à baliza à mínima oportunidade de que dispusesse.

Do outro, um Sporting com dificuldades em ligar sectores, que, além de ter terminado o jogo com menos posse de bola, conseguiu apenas um remate enquadrado com a baliza de Cássio… e deu golo.

Bas Dost, de quem se dizia estar desencontrado dos golos, marcou na única grande oportunidade de que a sua equipa dispôs… e na melhor altura possível.

A cinco minutos do apito final, cabeceou para o fundo das redes vilacondenses, para aquele que foi o quarto golo nos dois últimos jogos. Feitas as contas, em 2017/18, o internacional holandês já leva um total de nove golos marcados em 15 jogos. Três deles acabaram por se revelar decisivos, frente a Vitória de Setúbal, Feirense e, agora, Rio Ave.

Já Rui Patrício teve uma noite, no mínimo, atarefada. Foi a âncora que foi conseguindo manter a sua equipa no jogo até aos 85 minutos, com várias defesas, duas delas de grande nível. Primeiro, a um cabeceamento de João Novais. Depois, a um grande remate de Barreto.

Rio Ave vs Sporting
57% Posse de bola 43%
21 Remates 6
14 Faltas 11
8 Cantos 3
0/0 Cartões amarelos/vermelhos 1/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório