Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bola de Ouro: São 30 nomes mas a luta vai fazer-se a dois

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os dois grandes favoritos à conquista do prémio.

Notícias ao Minuto

08:45 - 10/10/17 por Ruben Valente

Desporto Prémios

Os 30 candidatos a conquistar a Bola de Ouro referente ao ano de 2017 foram esta segunda-feira revelados, ao longo do dia, pela revista France Football. Os nomes são muitos, mas a verdade é que a luta será feita a dois. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os grandes favoritos à conquista do troféu que agora é apenas atribuído pela publicação francesa.

No ano passado, a FIFA decidiu separar-se da France Football e lançou o prémio The Best. Desta forma, a Bola de Ouro pertence agora única e exclusivamente à revista francesa.

Mas falemos dos principais candidatos.

Cristiano Ronaldo

A época 2017/18 não começou da melhor maneira para Cristiano Ronaldo que foi logo suspenso em cinco jogos em Espanha. No entanto, o prémio avalia o desempenho dos jogadores durante o ano civil e, aí, Ronaldo esteve imparável.

Ronaldo venceu a La Liga com o Real Madrid, a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e Espanhola. Resumindo venceu os principais troféus coletivos. Mas a nível individual, o internacional português também demonstrou o porquê desta séria candidatura à Bola de Ouro.

Além de estar presente nos momentos mais importantes da temporada, respondendo com golos e mais golos quando o Real Madrid assim precisou, Cristiano Ronaldo atingiu em 2017 números impressionantes: Tornou-se no primeiro jogador a chegar aos 100 golos na Champions, atingiu os 400 pelo Real Madrid reforçando o estatuto de melhor marcador de sempre do clube e ainda alcançou os 600 golos na carreira.

Argumentos suficientes para vencer? A resposta será dada em janeiro de 2018, mas não será fácil, porque o português vai ter pela frente o seu rival de sempre.

Lionel Messi

Esta temporada, o argentino tem estado a provar que vai fazer de tudo para conquistar a sua sexta Bola de Ouro. Em 11 jogos, já lá vão 14 golos e pode dizer-se que tem sido Messi a levar às costas um Barcelona que sentiu a falta de Neymar, transferido no verão passado para o PSG.

No entanto, o camisola 10 dos blaugrana não teve o ano que desejaria em Espanha. Viu o Real Madrid vencer praticamente tudo: o Barcelona ficou em 2.º na La Liga e na Liga dos Campeões ficou-se pelos quartos-de-final, após ter sido derrotado pela Juventus.

Ainda assim, em termos individuais, Messi deu cartas e bateu Ronaldo em pontos fulcrais. O argentino foi o melhor marcador do campeonato espanhol com 37 golos, tendo feito ainda nove assistências. Além disto, o argentino conquistou a Bota de Ouro por ter marcado 54 golos em 52 jogos, em 2016/17.

Contudo, neste tipo de prémios tudo conta e, nos últimos anos, tem-se valorizado muito os troféus conquistados a nível coletivo, o que pode dar uma ligeira vantagem a CR7.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório