Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Leão bem rugiu mas será na Roménia que se decidirá a luta dos milhões

Jogando em Alvalade, o Sporting não foi capaz de romper a barreira romena. Acaba a primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões com o nulo que o obriga a marcar em Buscareste para evitar outros dissabores.

Leão bem rugiu mas será na Roménia que se decidirá a luta dos milhões
Notícias ao Minuto

21:22 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga dos Campeões

Nesta primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, o Sporting não entrou com o pé direito. Esta terça-feira, os leões, apesar do esforço em marcar, não foram além de um empate a zero frente ao Steaua, no estádio de Alvalade.

No primeiro tempo, o Sporting entrou endiabrado, aguerrido e com vontade de conquistar os milhões que esta eliminatória tem para dar. Com a sua tática habitual, que encaixava no mesmo 4x4x2 dos romenos – que mais se assemelhava a um 4x2x3x1 – a equipa de Jorge Jesus foi bastante pressionante nos 10 minutos iniciais.

A formação do Steaua, que inicialmente parecia empenhada em apostar no contra-ataque, pouco conseguiu fazer.

No entanto, o ritmo foi abrandando (mas não muito) e a equipa de Bucareste começou a aventurar-se mais no meio campo defensivo dos leões.

Bom futebol, boas oportunidades, mas... e os golos?

Ainda assim, o Sporting foi dominador e por pouco não inaugurou o marcador por intermédio de Acuña. Aos 23 minutos, o argentino fez os mais de 45 mil adeptos presentes em Alvalade levarem as mãos à cabeça com um remate que roçou no poste esquerdo da baliza defendida por Florin Nita. Além disso, durante todo o jogo presenteou os adeptos com vários pormenores que deliciam qualquer adepto de futebol.

Mas os romenos quiseram mostrar que não vieram a Lisboa passear. Aos 29 minutos, Alibec, a clara figura desta equipa, furou a defensiva leonina e tentou surpreender Rui Patrício, que negou o golo ao camisola 7 do Steaua.

Nos primeiros 45 minutos, Alvalade viu um jogo intenso e cheio de ritmo e… Na segunda a toava manteve-se. As equipas vieram do balneário com a mesma garra e vontade.

Mas a partir dos 60 minutos, só deu Sporting. Nesta altura, a equipa de Alvalade era dona e senhora do jogo, enquanto o Steaua já pouco se aventurava no seu processo ofensivo. A formação de Nicolae Dica estava apenas preocupada em levar o marcador em branco para a Roménia.

O desespero não se traduziu em oportunidades

O relógio ia deixando passar os minutos, enquanto o Sporting desesperava por um golo. Contudo, apesar de muito ofensivo, não surgiram muitas oportunidades reais de golo. Ia até acontecendo um balde de água fria para o Sporting. Contra a corrente do jogo, a melhor oportunidade pertenceu ao Steaua: Enache quase marcou aos 78 minutos.

Três minutos depois, a formação romena ficou reduzida a 10 elementos, por expulsão de Pintilli. Mas mesmo contra 10, o Sporting não encontrou o caminho da baliza. Apesar de o resultado não ser o desejado para a turma de Alvalade, nada está ganho, nem nada está perdido. Vai ser em Bucareste que o Sporting vai dar o tudo por tudo para estar presente na edição 2017/18 da Liga dos Campeões.

Momento do jogo: Aos 77 minutos, e perante um estádio de Alvalade frustrado por não ver um único golo diante do modesto Steaua Bucareste, Rui voltou a ser S. Patrício. Alibec isolou Enache frente ao guarda-redes leonino, que, muito atento, defendeu. Não fosse essa defesa, o Sporting estaria obrigado a uma tarefa ainda mais complicada na segunda mão.

Acompanhamento:

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting não consegue marcar qualquer golo ao Steaua em casa e está obrigado a fazê-lo em Bucareste para assegurar um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

86' - Última substituição na equipa do Sporting. Sai Fábio Coentrão, entra Iuri Medeiros.

80' - Segundo cartão amarelo e respetivo vermelho para Pintilii. O defesa do Steaua rasteira Fábio Coentrão e é expulso.

79' - Responde o Sporting, por Bruno Fernandes! O médio aproveita uma bola mal aliviada para defesa e remata de primeira, mas Nita chega lá e defende.

77' - Quase Enache a abrir o marcador em Alvalade! Alibec, ele que tem sido uma dor de cabeça para a defesa leonina, isolou o lateral, que atirou poucos centímetros ao lado da baliza à guarda de Rui Patrício.

67' - Nova substituição no Sporting. Jorge Jesus lança Bruno Fernandes para o lugar de Adrien.

62' - Arriscou Coates o cabeceamento, após um canto marcado, no lado esquerdo, por Acuña, mas a bola sai muito ao lado.

60' - Primeira substituição de Jorge Jesus. Sai Podence, entra Doumbia.

57' - É ao Steaua que cabe a primeira grande oportunidade da segunda parte. Filipe Teixeira aproveita um passe longo para rematar à baliza, mas Rui Patrício estava atento.

46' - Apito inicial para o segundo tempo. Acompanhe todos os pormenores da partida, aqui.

45' - Intervalo em Alvalade. Primeira parte dominada pelo Sporting, com exceção de um período de cerca de dez minutos, em que o Steaua conseguiu contornar a primeira fase de pressão da equipa adversária. Os leões têm conseguido criar algumas oportunidades de golo, mas, do lado contrário, o poder de fogo de Alibec tem sido uma autêntica dor de cabeça.

32' - Primeiro cartão amarelo do jogo, para Pintilii. Entrada duríssima sobre Adrien, quando este se preparava para rematar à baliza.

31' - Outra vez Rui Patrício! Alibec tenta surpreender o guarda-redes português com um livre marcado no meio-campo, mas este estava atento.

29' - Rui Patrício chamado a intervir! Alibec (novamente) penetrou pelo lado direito da defesa leonina, mas não conseguiu enganar o dono da baliza verde e branca.

23' - Leões respondem do outro lado, por intermédio de Acuña! Belo passe de Podence, a isolar o argentino, que atira ao poste da baliza do Steaua.

22' - Calafrio em Alvalade! Remate potentíssimo de Alibec vai à figura de Rui Patrício, mas o guarda-redes tem de defender a dois tempos.

15' - O Sporting tem vindo a encostar, cada vez mais, o Steaua à sua própria baliza e vai somando oportunidades de golo. Falta, no entanto, concretizá-las.

8' - Novamente o Sporting a almejar o golo! Acuña cruza na ala esquerda e, no centro, aparece Mathieu, mas o remate sai ao lado.

7' - O Sporting dá o primeiro sinal de perigo no jogo, por intermédio de Daniel Podence. O internacional sub-21 português 'bailou' à entrada da área e rematou forte, mas ao lado da baliza defendida por Nita.

5' - Primeiros cinco minutos de jogo algo divididos, com ligeiro maior pendor por parte do Sporting. Da parte do Steaua, tem sido Alibec o principal dinamizador.

0' - Apito inicial em Alvalade. Acompanhe todas as emoções do Sporting-Steaua, aqui.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; Battaglia, Adrien Silva, Acuña; Gelson Martins, Podence e Bas Dost.

Onze do Steaua Bucareste: Florin Nita; Mihai Pintilii, Ionut Larie, Denis Alibec, Florin Tanase, Júnior Morais, Marko Momcilovic, Catalin Golofca, Ovidiu Popescu, Gabriel Enache, Filipe Teixeira.

Antevisão: Às 19h45 o Sporting entra em campo, no estádio de Alvalade, frente ao Steaua Bucareste, com o objetivo de conseguir um resultado que lhes permita entrar na mais importante competição europeia a nível de clubes: a Liga dos Campeões.

Com um certo favoritismo, até por jogar diante dos seus adeptos, a formação leonina vai a jogo sem William Carvalho (castigado) e Fábio Coentrão (opção técnica, conforme referiu Jesus). De resto, o treinador dos leões não vai facilitar nesta partida relativa à 1.ª mão do playoff de acesso à fase de grupos da Champions.

O objetivo é claro: devolver o reconhecimento que, no entender de Jorge Jesus, tem faltado ao Sporting. Para isso, há que ultrapassar este obstáculo chamado Steaua.

“O nosso foco é a Champions. Queremos a primeira possibilidade, a segunda já não importa, não será um sinal muito positivo ir para a Liga Europa”, afirmou o técnico do Sporting, na antevisão da partida.

Mas do outro lado, os leões terão pela frente uma equipa que quer supreender.

“Há diferença de valores, mas temos a hipótese de jogar e vamos dar tudo para entrar na fase de grupos. Se não achássemos que tínhamos hipótese de passar, nem vínhamos cá. Vamos tentar sair daqui com um resultado positivo. O importante é não sofrermos golos”, disse o treinador do Steaua, Nicolae Dica.

Fique connosco e acompanhe as principais incidências desta partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório