Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica inicia defesa do título com triunfo no primeiro jogo-cartaz

Campeão em título recebeu e venceu o Sporting de Braga por 3-1 em encontro da jornada inaugural da I Liga.

Benfica inicia defesa do título com triunfo no primeiro jogo-cartaz
Notícias ao Minuto

22:51 - 09/08/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Rui Vitória dificilmente imaginaria melhor maneira de começar a defesa ao título. Perante um estádio da Luz esgotado, diante de um adversário de elevada dificuldades, como é o Sporting de Braga, o Benfica saiu por cima e conquistou os três pontos.

Seferovic, Jonas e Salvio fizeram os golos da festa encarnada. Já para os arsenalistas, foi Hassan a fazer o tento de honra. 

Jonas e Seferovic: Que bonito que é

A nova dupla do Benfica trabalha junta há pouco mais de um mês, mas, quem os vê juntos, com tamanha cumplicidade, diria de imediato que se conhecem desde sempre. O suíço mais fixo na área. O brasileiro mais solto nas alas. E assim o ‘perfume’ se alastrou no relvado da Luz.

Os primeiros dez minutos de jogo até foram divididos, com muita velocidade. No entanto, assim que o campeão nacional se conseguiu soltar da defesa subida do Sporting de Braga, tudo mudou.

Aos 15 minutos de jogo, Jonas entrou pela área dentro e cruzou ‘direitinho’ para Seferovic, que, no sítio certo, só teve de encostar. Um quarto de hora depois, Raúl Silva, na tentativa de afastar um passe longo de Pizzi, deixou a bola à mercê de Jonas, que, com um grande remate de primeira, atirou para o 2-0.

Um grande jogo do Benfica, que até já deixava no ar a suspeita de que uma goleada poderia estar a caminho. Foi então que os fantasmas de um passado recente voltaram para ‘assombrar’ Rui Vitória.

A defesa a facilitar… outra vez

A boa exibição do ataque encarnada foi apagando algumas debilidades, como a habitual fraca capacidade de decisão de Salvio, que ‘matou’ algumas jogadas potencialmente perigosas, ou, especialmente, a ‘tremideira’ que se ia fazendo sentir na defesa.

Aqui e ali, o Sporting de Braga ia dando um ar de sua graça, muito graças à dinâmica de Fransérgio, essencial, quer a defender, quer a atacar, ao quebrar linhas em progressão. Mas, na primeira real oportunidade de golo de que a equipa de Abel Ferreira dispôs, não facilitou.

Ricardo Esgaio avançou pela direita, tirou Eliseu do caminho e passou para Hassan. Jardel, de forma inexplicável, deixa que o egípcio lhe ganhe as costas e este só teve de dar um curto toque para enganar Bruno Varela.

À partida para o intervalo, o jogo estava relançado.

‘Estrela’ de campeão brilhou no momento certo

O Sporting de Braga regressou motivado dos balneários e até chegou a colocar a bola no fundo da baliza, por Hassan. Carlos Xistra invalidou o lance, por fora-de-jogo. Ainda pediu a intervenção do vídeo-árbitro, que confirmou a boa decisão inicial.

Mas a noite era mesmo do Benfica. Numa das melhores fases do Sporting de Braga no jogo, Franco Cervi acelerou pela esquerda e, após boa jogada individual, cruzou para Salvio. A bola sofre um desvio de um defesa bracarense, ganha altura e o argentino, que até estava a assinar uma exibição bem abaixo do exigível, fez o gosto ao pé, devolvendo a tranquilidade à equipa da casa.

O Benfica, que procura o inédito pentacampeonato, entra, assim, com o pé direito na edição 2017/18 do campeonato português.

Momento do jogo: O golo do Sporting de Braga, à beira no intervalo, lançou no ar as dúvidas quanto a uma eventual reviravolta. O golo anulado a Hassan, no início da segunda parte, acentuou-as. Foi, por isso, fundamental o golo de Salvio, quando os arsenalistas subiam no jogo. Cervi cruzou e o compatriota só teve de encostar. A ‘estrelinha’ de campeão voltou a brilhar, já que o desvio de Raúl Silva revelou-se fundamental ao trair Mattheus.

---------------------------------------------------------------

Acompanhamento

90'Apito final na Luz. Benfica começa defesa do título naquele que foi o primeiro jogo-cartaz da temporada 2017/18.

75' - Benfica anuncia que estão 58 826 adeptos no estádio da Luz.

57' - GOLOOOOO do Benfica! É de Salvio! Franco Cervi acelerou pela esquerda e cruzou para o golo do compatriota. A bola ainda sofre um desvio de um defesa bracarense, que acaba por trair o guarda-redes Mattheus. Siga os principais momentos do jogo, aqui.

54' - Hassan coloca a bola no fundo da baliza, mas o lance é invalidado. Carlos Xistra pediu o recuso ao vídeo-árbitro, que confirmou a boa decisão inicial.

52' - Grande momento de Raúl Silva a tirar o golo ao Benfica! Haris Seferovic, isolado frente a Matheus, preparava-se para rematar, mas o central, muito rápido, consegue cortar à última da hora.

46'Começa a segunda parte. Agora é o Benfica a partir com a bola.

45' - Intervalo no estádio da Luz. Um belo jogo de futebol, com maior pendor para o lado do Benfica. No entanto, o golo de Hassan, nos instantes finais do primeiro tempo, pode relançar o Sporting de Braga após o regresso dos balneários.

44' - GOLOOOOO do Sporting de Braga! É Hassan a reduzir para os arsenalistas! Ricardo Esgaio avançou pela ala direita, tirou Eliseu do caminho e assistiu Hassan, que só teve de encostar para o interior da baliza encarnada. A defesa do Benfica fica muito mal na fotografia. Não perca, aqui, os principais momentos do encontro.

30' - GOLOOOOO do Benfica! Que golaço de Jonas! Raúl Silva aborda mal um passe longo de Pizzi e não consegue afastar a bola da área bracarense. Jonas, atento, encheu o pé, e, de primeira, atirou sem hipóteses para Matheus. Acompanhe, aqui, as principais ocorrências da partida.

29' - Primeiro cartão amarelo do jogo para Rui Fonte. O avançado bracarense chega tarde e atinge Eliseu, que, com algum 'teatro', consegue convencer Carlos Xistra a admoestar o adversário.

26' - Esteve muito perto o segundo golo do Benfica! Primeiro, Seferovic, numa jogada de contra-ataque, atirou para defesa apertada de Matheus. Na marcação do pontapé de canto, Jonas foi às alturas e cabeceou a centímetros da baliza à guarda de Matheus.

15' - GOLOOOO do Benfica! Está aberto o marcador na Luz! Muito bem Jonas, a encontrar Haris Seferovic na pequena área. O internacional suíço não podia corresponder de melhor maneira: deslizou e marcou. Acompanhe os principais momentos do encontro, aqui.

12' - O Benfica responde, por intermédio de Haris Seferovic. Jonas foi à ala direita e cruzou para o internacional suíço, que, apesar de ter desferido um potente cabeceamento, este foi à figura de Matheus.

7' - Primeira oportunidade de perigo do jogo cabe ao Sporting de Braga! Rui Fonte aparece na ala esquerda do ataque arsenalista e cruza para Vukcevic, que, frente a frente com Bruno Varela, acerta na bola com a perna de apoio.

1'Apito inicial. É o Sporting de Braga quem parte com a bola. Acompanhe aqui a partida entre o campeão em título e os arsenalistas.

Onze do Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu; Fejsa, Pizzi, Salvio, Cervi; Jonas e Seferovic.

Onze do Sporting de Braga: Matheus; Esgaio, Rosic, Raul Silva, Jefferson; Xadas, Vukcevic, Fransérgio, Ricardo Horta; Hassan e Rui Fonte.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório