Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal de cara lavada redime-se e sonha com as 'meias'

Equipa das quinas venceu a anfitriã Rússia por 1-0 e ascende à liderança provisória do Grupo A da Taça das Confederações, com quatro pontos em dois jogos.

Portugal de cara lavada redime-se e sonha com as 'meias'
Notícias ao Minuto

17:50 - 21/06/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Grupo A

Análise: Fernando Santos e os seus comandados podem, agora, respirar com maior tranquilidade. Após o empate na jornada inaugural, diante do México, a seleção portuguesa venceu a anfitriã Rússia por 1-0.

Cristiano Ronaldo marcou o único golo do encontro, que permite à seleção lusa ascender à liderança do Grupo A com quatro pontos, mais um do que a Rússia e mais três do que o México, que irá defrontar a Nova Zelândia.

Engenheiro mexeu e Portugal justificou estatuto de campeão europeu

A exibição diante do México esteve longe de convencer e Fernando Santos, com o trabalho de casa bem feito, mudou (muito) e a equipa mudou (muito) com as alterações.

José Fonte, João Moutinho, Ricardo Quaresma e Nani saíram e, quem os rendeu, esteve à altura. Bruno Alves esteve seguro na defesa, Adrien deu maior agressividade ao meio-campo português, Bernardo Silva deu outra consistência atacante e André Silva foi uma referência no ataque.

Alterações foram muitas, mas a equipa das quinas não se ressentiu. Bem pelo contrário. O conjunto luso apareceu bem mais pressionante em campo, a procurar cortar os espaços ao adversário e com outra dinâmica atacante.

As melhorias foram claras e não demoraram a surtir efeito. Bastaram oito minutos.

A omnipresença de Cristiano Ronaldo e a invisibilidade (boa) de André Silva

Tal como tinha sido prometido por Fernando Santos, Portugal entrou em campo com um único objetivo em mente: ganhar. E começou a construir o triunfo bem cedo, num lance que começou nos pés de Raphael Guerreiro.

O lateral de 23 anos nem sempre esteve bem a defender, mas, a atacar, assinou uma exibição de encher o olho. Logo aos oito minutos, com um cruzamento cirúrgico, encontrou Cristiano Ronaldo na grande área, que, de cabeça, colocou a bola no fundo das redes à guarda de Akinfeev.

O cruzamento foi bom, o cabeceamento também. Mas é preciso não ignorar o trabalho de André Silva. Ao contrário do que sucedeu no empate com o México, Portugal teve, no avançado natural de Gondomar, alguém capaz de fixar os defesas adversários, abrindo espaço para o instinto matador de Cristiano Ronaldo.

É verdade que CR7 esteve presente em todos os lances de perigo que os comandados de Fernando Santos ensaiaram na primeira parte, mas para isso muito contribuiu o trabalho invisível de André Silva.

S. Patrício tirou ‘folga’ e passou o estatuto a S. Akinfeev

O golo português teve o condão de despertar a seleção russa, que, apesar de se ter conseguido aproximar da baliza defendida por Rui Patrício, pouco perigo conseguiu criar.

Talvez devido à pressão de jogar perante os seus próprios adeptos, os homens da casa demonstraram algum nervosismo, tendo desperdiçado algumas jogadas bem desenhadas devido a decisões precipitadas.

O primeiro e principal sinal de aviso surgiu nos instantes finais da primeira parte, quando Smolov – a aproveitar uma das poucas distrações do imperial Pepe – apareceu no coração da grande área, acabando por atirar pouco ao lado da baliza.

Do outro lado, Akinfeev assinou uma segunda parte de luxo. André Silva, Cristiano Ronaldo, Cédric… todos eles tentaram, mas o guarda-redes russo respondeu sempre com grandes defesas.

O (habitual) sofrimento desnecessário

Se é verdade que Rui Patrício teve uma tarde de pouco trabalho, também o é que a defesa portuguesa foi submetida a trabalho extra desnecessário.

À medida que Akinfeev ia brilhando e mantendo a sua equipa no jogo, os russos iam acreditando que era possível chegar ao empate e encostaram Portugal às cordas. Destaque para a exibição muito atenta de Pepe e Bruno Alves.

A equipa das quinas sofreu a bom sofrer, mas conseguiu a tão desejada vitória que o mantém na corrida pelo apuramento para as meias-finais da Taça das Confederações.

O jogo da terceira e derradeira jornada, frente à Nova Zelândia, está marcado para as 16h de sábado.

Momento do jogo: Com a companhia de André Silva, a libertá-lo de pressão, Cristiano Ronaldo fez aquilo que melhor sabe: marcar. Abriu o marcador logo aos oito minutos e permitiu à seleção portuguesa vencer um encontro que, nos instantes finais, ameaçou ‘azedar’.

------------------------------------------------------------

90'Apito final no Rússia-Portugal.

82' - Fernando Santos esgota as substituições. Entra Danilo Pereira para o lugar de Adrien.

78' - Segunda subsituição na seleção portuguesa. Gelson Martins entra para o lugar de André Silva.

70' - A correr contra o tempo, a Rússia vai apertando Portugal às cordas. Vai valendo uma exibição muito atenta de Pepe e Bruno Alves, que vão desanuviando o 'espaço aéreo' português.

65' - Contratempo para Fernando Santos. Raphael Guerreiro, lesionado, deixa as quatro linhas e é rendido por Eliseu.

63'Falhanço de Cristiano Ronaldo! André Gomes cruza para Cristiano Ronaldo, que, com Akinfeev fora da jogada, cabeceou ao lado da baliza.

58' - Mais uma vez Portugal perto do golo, mais uma vez Akinfeev a brilhar! Grande remate de Cédric 'do meio da rua', mas o guarda-redes russo voou e defendeu.

57' - Segundo cartão amarelo do jogo, o primeiro para a seleção portuguesa. Pepe cortou um lance russo com o braço e foi admoestado por Gianluca Rocchi.

50'André Silva muito perto do golo! Que defesa de Akinfeev! Cédric, com um bom cruzamento, colocou a bola na cabeça do avançado português. O lance parecia levar selo de golo, mas o guarda-redes russo protagonizou uma fantástica estirada.

46' - Começa a segunda parte em Moscovo. Desta vez, é Portugal a sair com o esférico.

45'Intervalo no Rússia-Portugal. O golo de Cristiano Ronaldo, logo aos oito minutos, vai fazendo a diferença em Moscovo.

41' - Primeiro sinal de perigo por parte da seleção russa. Smolov aparece no coração da área e, sem oposição, atira pouco ao lado da baliza à guarda de Rui Patrício. Está dado o aviso.

31'Quase o segundo golo de Portugal! Por três vezes a seleção lusa quase fez o 2-0 em Moscovo, numa jogada de insistência. Valeu a atenção de Akinfeev, a compensar alguma apatia da defesa russa.

26' - Primeiro cartão amarelo do jogo, para Denis Glushakov, por falta sobre William Carvalho. Algumas queixas por parte da seleção portuguesa, que tentava partir para o contra-ataque e queria que o árbitro deixasse seguir o jogo.

25' - Cristiano Ronaldo ensaia o remate na marcação de um pontapé-livre, mas a bola sai à figura do guarda-redes Akinfeev.

22' - A Rússia reagiu bem ao golo de Cristiano Ronaldo, subindo linhas e aproximando-se da área portuguesa. Ainda assim, sem reais sinais de perigo.

15' - 15 minutos iniciais radicalmente diferentes daqueles assinados pela seleção portuguesa diante do México. A defender, a equipa das quinas aparece mais agressiva, a controlar o meio-campo. A atacar, a dinâmica também tem sido maior, ainda que nem sempre da melhor maneira.

8'GOLOOOOO de Portugal! Cristiano Ronaldo, à ponta-de-lança! Belo cruzamento de Raphael Guerreiro do lado esquerdo e o capitão português, com um cabeceamento forte, colocou a bola no fundo das redes russas.

0' - O árbitro Gianluca Rocchi dá o pontapé de saída para o Rússia-Portugal. É a anfitriã que sai com a bola.

Onze de Portugal: Rui Patrício; Cédric, Bruno Alves, Pepe, Raphael Guerreiro; William, Adrien, André Gomes, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e André Silva.

Onze da Rússia: Akinfeev; Kombarov, Dzhikiia, Vasin, Shishkin, Kudrjasov; Samedov, Glushakov, Golovin, Zhirkov; Smolov.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório